Silvio Munhoz, atual diretor de Vendas de Soluções, assume o principal cargo da divisão no lugar de Fábio Souza, que assume vice-presidência na Navistar
Créditos
Scania, Divulgação
A Scania confirmou Silvio Munhoz como novo diretor-geral das operações comerciais no Brasil. O executivo sucede a Fábio Souza, que se tornou vice-presidente executivo de Soluções de Serviços da Navistar. Souza se reporta a Mathias Carlbaum, presidente e CEO da empresa do Grupo Traton, do qual a Scania faz parte.
Munhoz acumulará a posição em que estava, de diretor de Vendas de Soluções, até anúncio de substituto. No principal cargo da divisão Brasil, Munhoz se reporta a Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais, e que tem base na matriz, na Suécia.
Silvio Munhoz entrou na Scania em 1998 como diretor de vendas de caminhões para o mercado brasileiro. Em 2003, assumiu a direção-geral do maior concessionário da marca no mundo, a Codema, em São Paulo. Em 2006, chegou à direção-geral de Peças e Serviços para a América Latina e, de 2008 a 2013, foi diretor-geral da Scania no Chile.
Após responder em 2014 pelas vendas de ônibus urbanos para a região das Américas, no ano seguinte assumiu como diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. Em abril de 2018, foi promovido à diretoria de vendas de caminhões e ônibus no Brasil. Em 2021, a área mudou o nome para Vendas de Soluções, englobando as áreas de ônibus, caminhões e motores.
Tem 35 anos de experiência na indústria automotiva e passou por todas as áreas de relação com mercados e clientes. É paulistano e engenheiro mecânico com MBA pela Ross School of Administration da Universidade de Michigan. “É uma satisfação pessoal muito grande chegar ao posto principal da divisão comercial no Brasil. Os novos desafios são muito bem-vindos e me motivam a colocar o cliente, ainda mais, em primeiro lugar em nossas decisões”, afirma.
Munhoz salienta que a montadora vivencia um ano especial, que projeta como um dos mais importantes da marca no país. Em julho, a empresa comemorou 65 anos de Brasil e anunciou a Nova Geração de ônibus P8/Euro 6. Ao longo do semestre, chega a nova linha P8/Euro 6 dos caminhões. “Em 2022, o Brasil se tornou ainda mais protagonista na Scania. O país virou uma região independente dentro da estrutura comercial global. Portanto, passamos a responder diretamente à Suécia separadamente da América Latina. Teremos mais agilidade para atender as demandas dos clientes”, definiu.
Fábio Souza iniciou sua carreira na Scania em 2001 como analista de peças. Em 2006, foi para a Scania México para atuar como gerente de Serviços e três anos depois se tornou diretor da área. Em 2013, retornou ao Brasil para assumir a diretoria de Serviços, a qual ocupou até 2019, quando foi nomeado diretor-geral das operações comerciais da marca na África do Sul. Voltou ao Brasil para, em 1º de outubro de 2021, assumir as operações comerciais no país.