Dentre as novidades está o projeto de conversão de motor a combustão em elétrico no modelo Partner

Roberto Hunoff

Fotos PEUGEOT, Divulgação

Assista o vídeo: https://www.media.stellantis.com/br-pt/peugeot/media-library/video/2433695/569042

O Parque Barigui, um dos principais pontos de lazer e preservação ambiental de Curitiba (PR), recebeu em torno de 17 mil visitantes, no período de 20 a 22 de março, para o Smart City Expo Curitiba, que reuniu especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos. Alinhada a este movimento, a PEUGEOT expôs novidades no segmento de veículos utilitários para este ano. Foram destaques o Boxer com a conectividade “MyPeugeot PRO”, o projeto Partner Retrofit 100% Elétrica e o e-Expert.

O gerente de produto, Lucas Lins, assinalou que o mercado convive, no momento, com a era de ouro do last mile, última etapa do processo de transporte de uma mercadoria, normalmente saindo do centro de distribuição até chegar ao destino final, no varejo ou na mão dos clientes. Citou que o período pós-pandemia da covid-19 tem se caracterizado por forte crescimento do e-commerce, de viagens e do empreendedorismo. Frisou que a PEUGEOT é a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com 6,5% de participação, além de ter 20% de mercado dos utilitários elétricos desde 2022.

Conectividade para frotas 

A principal novidade apresentada pela PEUGEOT é a nova plataforma de conectividade para frotas, batizada MyPeugeot PRO (powered by MyUconnectFleet Stellantis). O serviço chega ao mercado por meio do Boxer, o primeiro veículo da marca com módulo de telemetria embarcado, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

De fácil acesso e simples utilização, a ferramenta digital entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades e aumento de produtividade. As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles. O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do PEUGEOT Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem custo adicional nos primeiros 12 meses.

Retrofit para a linha Partner

Crédito foto

Roberto Hunoff/TranspoData

A presença da Partner na exposição de Curitiba serviu para a apresentação de uma nova proposta para eletrificação veicular. Trata-se da conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico. A proposta representa uma solução inovadora de mobilidade sustentável, com emissão zero, e acessível. O protótipo apresentado é resultado de parceria da PEUGEOT com a WEG, Fueltech e Senai.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do powertrain a combustão e a instalação do kit de conversão e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura). Também serão realizados testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos.

Flávia Marsengo, responsável pelo ecossistema de mobilidade elétrica da PEUGEOT para a América do Sul, destaca que o protótipo está sendo testado por clientes. O próximo passo é oferecer a solução para clientes que já tenham o Partner Rapid na frota. Na sequência, levar a proposta para demais modelos da montadora e de outras marcas do Grupo Stellantis. O Fiat Fiorino já tem protótipo de retrofit em testes.

Primeiro utilitário PEUGEOT 100% elétrico

A estreia do e-Expert, em 2021, foi um importante passo da ofensiva elétrica da PEUGEOT no país, representando a chegada da eletrificação à gama VUL. Com 330km de autonomia (WLTP) e 289 km (Inmetro), o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O veículo tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, uma vez que a bateria foi incorporada abaixo do assoalho, evitando comprometimento de espaço interno ou de carga. O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75kWh e conversor de 11kW trifásico. Com os carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em apenas 45 minutos (0-80% da bateria).

O motor elétrico gera 136 cavalos de potência (100kW) e 260Nm de torque imediato (26,5kgfm). O modelo dispõe de três modos de condução: eco, voltado para o consumo de energia; normal, para um melhor compromisso entre autonomia e performance; e power, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

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