Segmento de caminhões alcançou alta de 700% em volume no primeiro semestre de 2021

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

A Mercedes-Benz registrou crescimento de 365% nas exportações de caminhões e ônibus no primeiro semestre de 2021. O resultado foi impulsionado pela recuperação dos mercados latino-americanos, que começam a retomar suas atividades econômicas, desaceleradas por conta dos efeitos da pandemia da covid-19. A marca embarcou 1.890 unidades diante de 406 do mesmo semestre do ano passado.

No segmento de caminhões, foram 1.482 unidades enviadas para clientes da América Latina, cerca de 700% de alta na mesma base de comparação. “Isso é reflexo de uma recuperação muito forte em países como Chile, Peru e Colômbia, devido à alta de preço das commodities no mercado internacional, o que traz muitas vantagens para o agronegócio e a mineração”, explica Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina, unidade localizada junto à fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Já no mercado de ônibus, os efeitos da pandemia, como a redução no número de passageiros, tornam a retomada da normalidade do mercado mais lenta. Ainda assim, a fabricante apresentou incremento de 84%, totalizando 408 unidades embarcadas. “Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas vendas de ônibus na América Latina”, explicou.

Em 2021, a Mercedes-Benz do Brasil alcança o marco histórico de 60 anos de exportações de veículos comerciais produzidos em sua fábrica de São Bernardo do Campo. O primeiro lote, de 550 ônibus O 321 H, foi destinado à Argentina. Atualmente, a empresa atende a América Latina e importantes mercados em outros continentes. Chile, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana e El Salvador são, atualmente, os principais mercados cobertos pelo Centro Regional América Latina.

A estrutura foi criada com o propósito de expandir e desenvolver as marcas de veículos comerciais do Grupo Daimler na região. Representa caminhões Mercedes-Benz fabricados no Brasil e na Alemanha, modelos da Freightliner dos Estados Unidos e do México, Western Star dos Estados Unidos e FUSO produzidos no Japão e na Índia. Do mesmo modo, representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades da Daimler. No primeiro semestre ainda foram entregues na América Latina outras 3.425 unidades de caminhões e ônibus exportadas da Alemanha, Estados Unidos, Japão e Índia, das marcas M-B, Freightliner e FUSO.

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