Mercedes-Benz aumentou exportações de caminhões e ônibus no ano passado

Mercedes-Benz do Brasil aumenta suas exportações.

Empresa marca aumento notável das exportações em 2021.

A Mercedes-Benz do Brasil registrou 77% de crescimento nas exportações de caminhões produzidos no Brasil em 2021 em relação a 2020. Nos doze meses do ano passado, enviou 8.026 unidades para países da América Latina e de mercados Overseas, como o MENA (Oriente Médio e Norte da África), frente a 4.530 no ano anterior.

Em 2021, a fabricante também exportou 3.129 chassis de ônibus para esses mercados, o que representa mais de 13% de crescimento na comparação com as 2.761 de 2020. No total, a Mercedes-Benz do Brasil exportou 11.155 veículos comerciais em 2021, um aumento de 53% em relação ao ano precedente. Além disso, mais do que dobrou o volume de exportação de caminhões para países do MENA. 

“Nossa expectativa é alcançar, em 2022, recorde nas exportações de caminhões para mercados Overseas”, projeta Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz do Brasil.

 Crescimento nas exportações para América Latina

A Mercedes-Benz também alcançou crescimento de 243% nas vendas de caminhões a países da América Latina, excetuando-se a Argentina, que é atendida pela área de mercados Overseas. Foram 2.810 caminhões para mercados da região no ano passado, frente a 819 do ano retrasado. Em relação a chassis de ônibus, foram exportadas 821 unidades, cerca de 78% a mais em relação às 462 unidades do período anterior.

“Alcançar mais do que o dobro de crescimento nas exportações de caminhões para esse mercado reflete a recuperação muito forte em países como Chile, Peru e Colômbia, devido à alta de preço das commodities no mercado internacional, o que traz muitas vantagens para o agronegócio e a mineração”, ressalta Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, unidade localizada junto à fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“No caso do segmento de ônibus, os efeitos da pandemia, como a redução no número de passageiros, tornam a retomada da normalidade do mercado mais lenta”, diz Burguer. “Mesmo assim, registramos o incremento de quase 78% nas nossas exportações de chassis Mercedes-Benz. Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas vendas de ônibus na região”.

O Centro Regional América Latina exporta caminhões e ônibus para mais de 40 países da América do Sul, América Central e Caribe. Atualmente, Chile, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana e El Salvador são os principais mercados cobertos pela unidade latino-americana.

A corporação regional é responsável por triangular as relações, demandas e necessidades de cada mercado junto à Mercedes-Benz do Brasil e aos escritórios centrais da Daimler Trucks & Buses na Alemanha, EUA, Japão e Índia. Ele representa caminhões fabricados no Brasil e na Alemanha, modelos da Freightliner dos EUA e México, Western Star dos EUA e caminhões FUSO produzidos no Japão e na Índia. Do mesmo modo, representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades globais da Daimler.

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