Mais recentes movimentos da montadora incluem as cidades de Ponta Grossa e Belém

Redação TranspoData

Fotos Marcopolo, Divulgação

A Marcopolo reforçou o movimento de apresentação do ônibus 100% elétrico Attivi Integral pelo Brasil. As mais recentes iniciativas incluem as cidades de Belém do Pará e Ponta Grossa, no Paraná. O veículo, que está sendo fabricado na unidade da empresa em Caxias do Sul, tem sido apresentado e demonstrado em diferentes cidades pelos benefícios e vantagens que proporciona aos usuários e ao meio ambiente.

Em Belém do Pará, o ônibus foi apresentado na Universidade Federal do Pará, em evento que reuniu representantes da Secretaria de Transporte, da Assessoria de Mobilidade do Governo do Estado, do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia, da AllBus e operadores de transporte, como a Viação Boa Esperança e Via Loc, clientes e compradores de modelos rodoviários e urbanos Marcopolo. “Estamos apresentando e demonstrando os benefícios e vantagens que o Attivi Integral pode proporcionar ao meio ambiente e à população. O desenvolvimento e produção do modelo fazem para da estratégia ESG da Marcopolo e do compromisso em colaborar com a descarbonização do transporte coletivo”, explicou Alexandre Romano, gestor de negócios das regiões Sudeste-Nordeste da montadora.

Segundo o executivo, o Governo do Estado do Pará deverá lançar, em outubro, edital para compra de 40 ônibus 100% elétricos por intermédio de licitação para operação na capital, ainda em 2024. A cidade será sede da COP 2025.

Em Ponta Grossa, a ação é uma parceria com a Administração Municipal e a Viação Campos Gerais (VCG). A concessionária do transporte coletivo está usando o modelo durante o mês de aniversário dos 200 anos do município. “A realização dos testes com esse veículo elétrico é de extrema importância para que a cidade alcance o objetivo de disponibilizar um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável, ambientalmente e financeiramente viável. Por intermédio dos esforços conjuntos da Prefeitura, VCG, Marcopolo e população, poderemos implementar soluções cada vez melhores, garantindo o direito ao transporte, ao direito de ir e vir, com um serviço cada vez melhor e mais alinhado às demandas de Ponta Grossa”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

Para o diretor de relações institucionais da VCG, Rodrigo Venske a iniciativa é parte de uma política de mobilidade que visa testar modelos que utilizam alternativas de energia limpa e ofereçam mais comodidade aos passageiros. “Além disso, um modelo como o Attivi representa modernidade, tecnologia e inovação para o sistema”, complementa.

O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13 metros de comprimento total, possui chassi low entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350kW e torque de 3.300Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar e sistema de freios Knorr. Opera com baterias CATL com capacidade de 396kWh, tendo autonomia entre 250 e 280 quilômetros, dependendo das condições de utilização.

Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com carregadores USB, ar condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, áudio interno, com preparação para a instalação de microfone, câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de uma interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna, faróis e sinaleiras traseiras em LED, e cabine de separação para o motorista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here