Nova Tunland chega em duas versões, V7 e V9 e modelos terão preços aproximadamente 20% inferiores aos de concorrentes diretos
Mauro Cassane
Foton, Divulgação
A Foton prometeu para este ano e cumpriu. Começa hoje as vendas de suas picapes médias Tunland em sua rede de concessionárias no Brasil. São dois modelos: V7 (mais voltado ao offroad) e V9 (para aplicações mais urbanas).
“Ingressar no mercado de picapes no Brasil é um passo estratégico e natural para a Foton, que vem se expandindo no País com seus veículos comerciais e ganhou know how no segmento em mercados internacionais. Com a linha Tunland, trazemos ao consumidor brasileiro uma picape de altíssimo nível. São veículos que oferecem excelente padrão de acabamento, um dos maiores espaços internos entre as picapes médias e um pacote de segurança completo, colocando a Foton entre as marcas mais inovadoras do segmento”, afirma Fábio Pontes, Diretor de Operações da montadora.
A linha Tunland tem garantia de até 10 anos e preços aproximadamente 20% mais baratos que concorrentes no segmento de picapes médias topo de linha. No site da Foton, o modelo V7 custa R$ 279.990,00, enquanto o modelo V9 chega a R$ 299.990,00. Os preços atrativos vêm aliados à alta qualidade e à experiência de 26 anos da Foton na fabricação de picapes.
A Tunland V9 tem como destaques o refinamento e a tecnologia embarcada, além de possuir suspensão traseira independente desenvolvida para oferecer maior conforto no uso cotidiano. O modelo traz ainda teto solar panorâmico, um diferencial raro entre as picapes disponíveis no Brasil, e um dos mais completos pacotes de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) disponíveis no mercado nacional.
A Tunland V7, por sua vez, foi projetada para aplicações mais exigentes, com suspensão traseira amortecida por feixe de molas, voltada para off-road. Sua cabine é outro destaque e oferece alto conforto para os ocupantes.
Dimensões generosas, estilo e interior com acabamento refinado
As picapes se destacam à primeira vista por seu design que harmoniza imponência com elegância, graças às suas amplas dimensões, tanto na carroceria como na cabine, que estão entre as maiores do segmento das picapes médias.
A Tunland V9 mede 5617 mm de comprimento, 2090 mm de largura, 1955 mm de altura e possui distância entre-eixos de 3355 mm. A V7 mantém o mesmo comprimento e entre-eixos, com largura idêntica e altura levemente inferior, de 1910 mm — dimensões que colocam ambas entre as picapes médias mais espaçosas do mercado.
Em ambos os modelos, o painel de instrumentos digital com tela HD de 12,3 polegadas, a central multimídia com tela de 14,6 polegadas (a maior do segmento) e os comandos no volante garantem uma experiência intuitiva. Recursos como ar-condicionado automático dual zone, acesso sem chave, assentos com revestimento premium com ajustes elétricos de oito posições, isolamento acústico e ergonomia avançada fazem da Tunland uma excelente opção, tanto para o uso cotidiano como para longas viagens.
Por fora, os modelos revelam um projeto que alia design e funcionalidade, com grade frontal imponente, linhas aerodinâmicas bem definidas, detalhes cromados e iluminação full LED nos faróis e lanternas traseiras. As rodas de 18 polegadas completam o conjunto, conferindo identidade visual que equilibra com perfeição, sofisticação e robustez.
A linha Tunland foi projetada para atender os consumidores que exigem luxo no uso cotidiano e desempenho confiável em situações exigentes. As picapes são equipadas com a consagrada transmissão automática 8HP de oito velocidades da ZF, que oferece trocas suaves e rápidas, garantindo uma experiência de condução refinada e eficiente. Além disso contam ainda com sistema de tração 4×4 com acionamento eletrônico, controle de descida, bloqueio do diferencial traseiro e estrutura reforçada garantida pela tradição e experiência da Foton no segmento de caminhões, o que assegura alta capacidade de resposta em terrenos difíceis.
Os veículos têm seis modos de condução, que os adaptam para diferentes tipos de terrenos: modo econômico, standard, esporte, lama, neve e areia.
A Tunland V9 tem um dos pacotes ADAS mais completos do mercado de picapes médias, com 13 tecnologias de assistência à condução, incluindo piloto automático adaptativo com Stop and Go (ACC Stop & Go), auxiliar de centralização em faixa (LKC) e assistente de movimentação automática no trânsito (TJA), reconhecimento de sinais de trânsito e o inovador sistema de visão transparente do chassi, que projeta na tela central do painel a imagem do solo abaixo do veículo.
Conta ainda com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, detector de ponto cego, alertas de abertura segura de portas e de tráfego cruzado, além de câmera 360° de alta resolução e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, que auxiliam na condução segura em todas as condições.
Já a Tunland V7 oferece alerta de permanência de faixa, detector de fadiga, detector de ponto cego, alertas de abertura segura de portas e de tráfego cruzado, câmera 360° e sistema de visão transparente do chassi.
A segurança ativa e passiva é complementada por muitos componentes em ambos os modelos, que vêm equipados com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle eletrônico de estabilidade e tração, além de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
A Tunland é a primeira picape com sistema híbrido diesel/elétrico do Brasil, com motorização AUCAN 4F20, consagrada transmissão ZF de oito velocidades e o sistema de hibridização Bosch 48V. Essa tecnologia atua principalmente no suporte a funções como o compressor do ar-condicionado, recuperação de energia e demais operações acionadas por correia, promovendo maior eficiência energética e desempenho inteligente.
Um aspecto importante sobre a presença do sistema híbrido diesel/elétrico está no direito à isenção de rodízio na cidade de São Paulo. A Tunland entrega 175 cavalos de potência e 445 Nm de torque máximo.