CCR Aeroportos colaborou para que a carga pudesse ser transportada da Coreia do Sul para o Maranhão sem qualquer intercorrência

O tráfego aéreo internacional de cargas no Maranhão atingiu um marco no início de dezembro. O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, recebeu o pouso de um jumbo Boeing 747/400 – jumbo da North American Airlines, transportando cargas valiosas para os mercados científico e espacial brasileiro.

O cargueiro partiu da capital da Coreia do Sul, Seul, para transportar partes do HANBIT-TLV, um foguete híbrido de impulso de estágio único de 15 toneladas com altura de 16,3 metros, diâmetro de 1 metro e peso de 9,2 toneladas, para o Maranhão INNOSPACE – primeira companhia aérea privada a operar a partir do Complexo de Lançamento de Alcântara (CLA).

Todo o processo de nacionalização de cargas ocorre no terminal de cargas do Aeroporto de St.Louis, que possui capacidade para movimentação de diversos tipos de cargas, áreas segregadas para estocagem de produtos restritos (perigosos); câmara fria para armazenamento de produtos congelados e resfriados.

A movimentação da carga foi iniciada imediatamente após o balizamento do gigante cargueiro no cais do SLZ, cerca de um mês depois que o estaleiro recebeu outra aeronave rara, um Boeing 757-200, que foi colocado em serviço no nordeste. O desembaraço aduaneiro da mercadoria contou com uma força-tarefa montada pela CCR Aeroportos, que atuou junto ao operador logístico iniciado pela INNOSPACE, para entregar as peças em Alcântara na AGS Global Logistics.

O gerente executivo do Aeroporto da CCR no Nordeste, Jaison Mello, destacou que a operação ocorreu após meses de planejamento que direcionou todos os pontos logísticos para que a carga pudesse ser transportada da Coreia do Sul para o Maranhão sem complicações. Além disso, reforça o compromisso da CCR Aeroportos em potencializar a circulação de pessoas e mercadorias nacional e internacionalmente em todas as unidades do estado do Maranhão e seu país.

“Essa é uma operação de vários meses de planejamento, onde a CCR Aeroportos preparou a estrutura, fez o treinamento do time e demais adequações necessárias, inclusive aprovações junto ao órgão regulador, para que a operação fosse realizada com toda segurança necessária”, destaca Mello. “O sucesso dessa operação endossa o Aeroporto de São Luís como uma importante base para transporte de cargas internacionais, de grande valor e peso elevado, através de uma aeronave que ainda não tinha operado no Maranhão”.

Maria Fan, Gerente Executiva de Cargas da CCR Aeroportos, também destacou que a operação é resultado dos esforços da concessionária para a ampliação do terminal de cargas do Aeroporto de St. Louis. “A CCR Aeroportos vem trabalhando junto ao mercado para ampliar as operações aéreas cargueiras e liberação alfandegária das mercadorias diretamente nos vários aeroportos internacionais onde atua, proporcionando maior agilidade, conveniência e segurança para os importadores locais, evitando as conexões aéreas e rodoviárias, como nesta operação da INNOSPACE”.

Foguete HANBIT-TLV

A importação do HANBIT-TLV para futuro lançamento a partir da base espacial de Alcântara (MA) é fruto de um contrato assinado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a INNOSPACE, onde ficou expresso a disponibilização de bens e serviços para lançamentos de veículos espaciais a partir da área 1, conhecida como área CLA SISPLAT/VLS.

O contrato é resultado do Chamamento Público nº 02/2020, de 22 de maio de 2020, lançado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), e tem prazo de validade de cinco anos, renovável até igual período. O primeiro voo de teste suborbital teve que verificar o motor de primeira etapa do HANBIT-Nano, o menor veículo de lançamento da empresa sul-coreana capaz de transportar uma carga útil de 50 quilos. O plano é que o foguete alcance uma altitude de 100 quilômetros e caia em mar aberto.

Élcio Jeronimo de Oliveira, Diretor de Negócios da INNOSPACE do Brasil, declara que a operação é histórica para a empresa. “A INNOSPACE está muito orgulhosa e esperançosa em iniciar as atividades comerciais de exploração espacial a partir do território brasileiro, especificamente de Alcântara-Maranhão. A chegada de nosso foguete, o HANBIT-TLV, é a marca indelével dos inúmeros desafios logísticos e tecnológicos superados para a realização dessa histórica operação. Agradecemos a todos os nossos parceiros e, em especial, a CCR Aeroportos de São Luís, que sempre esteve conosco na formatação desse complexo processo”.

Boeing 747-400 no Maranhão

Pela primeira vez na história, um Boeing 747-400 pousou na pista do Aeroporto Internacional de St. Louis (SLZ). É um avião a jato usado em aplicações civis e militares para transportar passageiros e carga, muitas vezes referido como Jumbo Jet ou Queen of the Skies (Rainha dos Céus). A protuberância na frente da fuselagem tornou-se uma das aeronaves mais reconhecidas do mundo e a primeira aeronave desse tipo produzida em massa.

Fabricada pela Boeing nos Estados Unidos, a versão original do 747 tem duas vezes e meia mais capacidade de passageiros que o Boeing 707, um dos grandes aviões comerciais dos anos 1960. Efetuando o seu primeiro voo comercial em 1970, o 747 ostentou o recorde de capacidade de passageiros (que pode chegar a uma média de 400 por voo) durante 37 anos. Quanto à sua capacidade para o transporte de cargas, o gigante pode transportar cerca de 130 toneladas por viagem.

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