EcoNoroeste assume gestão de 600 quilômetros de rodovias paulista  

Concessionária aplicará R$ 13,9 bilhões em obras e serviços operacionais nas regiões de São Carlos, Araraquara, São José do Rio Preto e Barretos

Redação Transpodata

Foto Divulgação

A EcoNoroeste, nova concessão do grupo EcoRodovias, assinou contrato para administrar 600 quilômetros de rodovias paulistas. O trecho concedido compreende cinco rodovias, entre elas, a Washington Luís (SP-310), importante corredor logístico para transporte de produtos agropecuários e fertilizantes. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Tarcísio de Freitas; do secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e do diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo, Milton Persoli.

Com a formalização do contrato, a empresa assume o compromisso de operar as rodovias e realizar uma série de investimentos ao longo de 30 anos. A estimativa é que sejam aplicados cerca de R$ 13,9 bilhões, dos quais R$ 10 bilhões em obras e R$ 3,9 bilhões em serviços operacionais.

O início da operação da EcoNoroeste será em 1º de maio, nos 442 quilômetros que ficam sob administração da Triângulo do Sol até 30 de abril. Em 2025, a empresa passará a administrar outros 158 quilômetros, hoje sob concessão da Tebe.

Dentre as melhorias, estão 123 quilômetros de duplicações e 95 quilômetros de faixas adicionais, incluindo a antiga demanda de ampliação na Rodovia Washington Luís (SP-310), entre os municípios de Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol. Nos trechos urbanos, serão implantados ou adequados 26 quilômetros de vias marginais e 42 passarelas, além da construção de 75 quilômetros de ciclovias.

Outro investimento beneficia diretamente os usuários de caminhões, que representam 65% do tráfego no trecho. As rodovias vão contar com três pontos de parada e descanso – um novo e outros dois ampliados – em locais estratégicos para que os profissionais possam fazer uma pausa segura em suas jornadas.

Além da concessão já prever redução inicial média de 9% nas tarifas de pedágio atualmente praticadas, será oferecido um desconto automático de 5% para quem usa o pagamento eletrônico. Outro benefício será o desconto usuário frequente, aplicado a partir da segunda passagem pela mesma praça, no mesmo sentido, dentro do mesmo mês. Os descontos são progressivos até a 30ª passagem e podem chegar até 95% do valor da tarifa. O benefício é válido para veículos de passeio que utilizem tag para pagamento nas pistas automáticas.

Inovações

O sistema automático livre de pedagiamento é uma das inovações dessa concessão. As 10 praças que já existem nessa malha serão, gradativamente, desativadas e substituídas por pórticos, o que deve ocorrer entre o segundo e sétimo ano de contrato. O sistema prevê que, ao passar pelos pórticos, a cobrança seja feita por meio dos tags/etiquetas eletrônicas instalados nos veículos, sem a necessidade de paradas ou redução de velocidade.

Entre as medidas de segurança viária, a concessionária ficará responsável por adotar a metodologia iRap (International Road Assessment Program/Programa Internacional de Avaliação de Estradas), com foco na redução de acidentes e de risco de mortes nas rodovias. Também será implantado um serviço de conectividade com o usuário via rede de dados sem fio ao longo das rodovias, conferindo maior segurança viária. Do ponto de vista ambiental, a concessionária assume o compromisso de neutralizar as emissões de carbono relacionadas à operação.

Trecho completo da concessão

 – SP-310 (Rodovia Washington Luís), entre São Carlos e Mirassol

– SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima), entre Bebedouro e Barretos

– SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil), entre Sertãozinho e Borborema

– SP-323 (Rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto), entre Pirangi e Catanduva

– SP-351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone), entre Bebedouro e Catanduva

 

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