Serviço é oferecido em mais de 320 lojas e, no ano passado, fez 25 milhões de entregas

Redação TranspoData

Foto Azul, Divulgação

A Azul Cargo Express, unidade de negócios da Azul Linhas Aéreas, completou em agosto seu 15º aniversário. Com mais de 320 lojas espalhadas pelo Brasil e no exterior, a empresa atende mais de 5 mil municípios, sendo 2 mil deles em menos de 24 horas. Nos últimos três anos, a empresa transportou mais de 92,5 milhões de pacotes, o que representa mais de 600 mil toneladas de itens. Destes, 25 milhões foram entregues apenas em 2023.

Para garantir o crescimento da operação, a Azul Cargo criou mais de 320 postos de atendimento, investiu em tecnologia e no atendimento personalizado ao cliente. “Desde 2009, evoluímos de um conceito inovador para uma presença sólida em mais de 5 mil cidades. Cada região apresenta suas peculiaridades, desde infraestrutura até demandas específicas de mercado, o que exige soluções logísticas customizadas e eficientes”, afirma a diretora Izabel Reis.

A executiva acrescenta que a inovação tem sido fundamental nesse processo, permitindo não apenas superar barreiras, mas também antecipar necessidades dos clientes. “Também estamos mais comprometidos com sustentabilidade, implementando práticas que visam reduzir a pegada de carbono, como a otimização das rotas de voo para economizar combustível”, frisa.

Conectando o Brasil de ponta a ponta, a Azul Cargo também democratizou o acesso dos brasileiros ao e-commerce, já que as cargas transportadas via modal aéreo chegam 75% mais rápido do que via terrestre. Uma carga que sai de Porto Alegre, por exemplo, com destino ao Acre, levaria até 10 dias via terrestre – com a Cargo, a entrega é feita em menos de quatro dias. Durante o Prime Day de 2024, evento com ofertas exclusivas da Amazon para membros Prime, a Azul Cargo Express transportou mais de 600 mil produtos pelo Brasil, registrando crescimento de 115% no número de entregas em relação ao mesmo evento do ano passado.

Atualmente, a Azul oferece 300 rotas para mais de 150 destinos brasileiros e uma frota operacional de, aproximadamente, 160 aeronaves. Com esta estrutura, a Azul Cargo consegue aproveitar a amplitude e a conectividade da malha aérea da companhia e ocupar a “barriga” das aeronaves para o transporte de cargas, reduzindo os custos e ganhando mais agilidade. Também permite que sejam oferecidas diversas soluções logísticas, desde distribuição para e-commerce com serviço “porta-porta” de entregas expressas até envio de encomendas críticas e cargas paletizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here