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Foto VWCO, Divulgação

No mercado desde 19 de setembro de 2005, a linha Constellation foi eleita Top of Mind Transporte na linha de caminhões semipesados. Dados apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que a família Constellation ocupou cinco das 10 primeiras posições dos caminhões semipesados mais vendidos no Brasil, em 2020. O líder da categoria foi o 24.280, com 3.577 unidades, que ficou na quarta posição dentre todos os caminhões emplacados. Outros modelos destacados na categoria foram os 17.190, 17.230, 26.280 e 24.260.

O Constellation 24.280 foi lançado em 2012 para suceder o modelo original, apresentado em 2005. Foi preparado para seguir a norma de emissões Proconve P-7, que entrou em vigor em janeiro de 2012. Para isso, trazia evoluções mecânicas, como o motor MAN D08, de seis cilindros, mais econômico e silencioso, além de ter 30 cavalos de potência a mais que o antecessor. Um diferencial no mercado é a tecnologia EGR, de recirculação de gases de exaustão, que elimina a necessidade de uso do Arla. Em 2020, o modelo ganhou a transmissão automatizada V-Tronic Eaton de 10 velocidades, opcional. O item, que garante mais conforto e redução de consumo de combustível na frota de até 5%. Nos modelos 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360 foi introduzida, recentemente, a transmissão automatizada V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades.

A linha também tem forte presença no mercado externo. O Constellation 17.280 está na segunda posição do ranking dos favoritos na Argentina, de acordo com dados oficiais da associação de concessionárias. O modelo ainda domina os embarques entre os caminhões VW para todos os países em que a marca atua.

Ganhos de participação no mercado

Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, elenca como os maiores desafios do ano passado as incertezas do mercado, os estoques elevados e a dificuldade da cadeia de suprimentos, mas que, principalmente no segundo semestre, mostrou maior consistência, permitindo melhor planejamento. O executivo assinala como ponto positivo o fato de o mercado ter tido uma forte recuperação, após a brutal queda de março e abril, fechando o ano com retração inferior a 10%, bem melhor do que inicialmente projetado. “Diante da pandemia foi um resultado satisfatório. A Volkswagen, em especial, ganhou market share”, citou.

Pelos indicadores da Fenabrave, a marca elevou sua participação em mais de dois pontos percentuais, chegando a 28,69%, com total de 25.594 caminhões emplacados. “Este é um cenário que vemos de forma positiva, especialmente diante da conjuntura que enfrentamos no último ano. Registramos recuo nas vendas de apenas 4,3% com relação ao ano anterior”, acrescenta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Para este ano, as perspectivas são positivas. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as vendas de caminhões devem aumentar em torno de 13%. “Estamos confiantes na retomada do mercado, pois há espaço para crescer diante dos indicadores econômicos registrados em 2020 e as perspectivas promissoras para setores como agronegócio, e-commerce e construção civil. O otimismo é reforçado também em virtude da nossa entrada definitiva no segmento de extrapesados com a marca VW”, reforça Cortes.

Alouche assinala que a empresa foi obrigada a rever todos os processos internos e externos e melhorar o planejamento estratégico na busca por maior eficiência. “Demonstramos muita resiliência, assertividade e otimismo para superar as adversidades”, registrou. Assinalou que a companhia manteve o foco na ampliação do portfólio, com o lançamento dos novos modelos de extrapesados VW, a chegada dos Meteor 28.460 e 29.520, além do VW 33.460. Ainda relacionou o novo Delivery 4×4, além de novas transmissões nos modelos da família Constellation.

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