Test-drive com a picape mais vendida do Brasil revela um veículo versátil, confortável e com bom desempenho tanto na estrada quanto na cidade
Mauro Cassane
TranspoData, Divulgação
Testamos a picape mais vendida do Brasil. A Fiat Strada. O test drive especial foi feito com a versão cabine dupla, modelo Ultra, a mais completa e luxuosa. Ano passado a Fiat emplacou 120.600 unidades desta picape leve no País. Só para se ter uma ideia, o volume de vendas da segunda picape mais vendida do País, a Fiat Toro, é de pouco mais de 50 mil unidades.
Embora seja a mais vendida, é uma picape com pouca capacidade de carga. A versão cabine dupla oferece praticamente um pouco mais de espaço para cargas que um sedã grande com generoso porta-malas: carrega até 844 litros de volume e tem capacidade para 650 quilos. Entretanto, para trabalhos urbanos, é campeã. Ágil, potente e versátil.
A versão Ultra é a mais luxuosa. Tem que prestar atenção para não confundi-la com a Fiat Toro. O design de ambas é muito parecido. A diferença fica mais por conta das dimensões de cada uma.
A nova geração da Fiat Strada surpreende mesmo pela motorização. O motor 1.0 Turbo 200 Flex, de três cilindros em linha e 12 válvulas, gera 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina, ambos entregando torque de 20,4 kgfm. Convenhamos, para uma picape pequena, é força e torque de sobra.
Avaliamos com carga de 300 quilos. Nem fez diferença. Mesmo encarando subidas mais íngremes, o torque é suficiente e, de verdade, sobra força. Mas, para tanto, é preciso solicitar mais giro do motor. Diferente dos engenhos Diesel, que entregam torque a baixas rotações, os motores do ciclo Otto precisam de aceleração mais pesada para fazer o mesmo.
A Fiat Strada 2024 vem com transmissão CVT automática de sete velocidades que se harmoniza bem com o novo motor turbo 1.0. Nem pense que, por ser 1.0, é fraco. Pelo contrário, é um motor “downsize” com generosa potência. Carregada com a carga que colocamos (300 kg), fez de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos na reta. Na ficha técnica da Fiat diz que bate 180 km/h de velocidade máxima. Prudentemente não aferimos isso.
Porém, em se falando de velocidade a Fiat Strada não faz feio. Com boa arrancada, a picape leve da Fiat tem méritos. Inclusive em retomadas rápidas para, por exemplo, executar ultrapassagens seguras. A transmissão responde prontamente quando o acelerador é solicitado com mais ênfase.
Em tocada sustentável e segura, fizemos também boa média neste test drive com a Fiat Strada Ultra, modelo 2024. Carregada com 300 kg, com motorista e um carona, fizemos 8,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada usando etanol como combustível. Na ficha técnica da Fiat, diz que, com gasolina e vazia faz 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.
Com suspensão reforçada (oferecendo boa estabilidade em curvas) e volante elétrico bem calibrado (ao mesmo tempo leve e firme), as versões mais luxuosas da Fiat Strada (tanto a Ultra como a Ranch), têm para-choque dianteiro envolvente, nova grade em colmeia e faróis de neblina em LEDS (visualmente a frente ficou bem parecida com a Toro).
A tocada ficou muito superior que a versão anterior. O carro se comporta bem tanto na estrada quanto na cidade. Retoma velocidade com facilidade, as trocas de marchas são ágeis e macias e o silencio interno é louvável. Destaque também para o quesito conforto: mesmo em estradas ruins ou sem pavimento, o conjunto de suspensão funciona perfeitamente bem tornando a dirigibilidade tranquila e agradável.
As versões Ultra (que testamos) e Ranch são as mais caras. O valor sugerido é de R$ 135.990,00.