Eneva, Scania e Virtu GNL lideram projeto pioneiro de corredor logístico a GNL no Brasil

Redação TranspoData

Scania, Divulgação

Em 2 de fevereiro de 2024, um marco histórico foi alcançado em São Paulo, com a Eneva, Scania e Virtu GNL formalizando a aquisição de 180 caminhões a gás natural liquefeito (GNL). Essa iniciativa pioneira estabelece o maior corredor logístico rodoviário do país com foco na redução de emissões de CO2. A parceria estratégica entre as empresas delineia papéis distintos para cada participante, com a Eneva fornecendo GNL, a Scania fornecendo a solução de transporte e a Virtu GNL assumindo a responsabilidade pelos serviços logísticos de descarbonização.

Promovendo Corredores Verdes no Brasil: Uma Mudança Transformadora

Esse acordo representa um passo significativo na criação de corredores verdes no Brasil, onde caminhões movidos a GNL substituirão o diesel, proporcionando uma redução de até 20% na intensidade de emissões de CO2, além de contribuir para a diminuição de emissões de NOx e material particulado.

Maior Contrato de Venda de Caminhões a GNL na América Latina

Este acordo é o maior contrato de venda de caminhões a GNL já realizado na América Latina. Dos 180 veículos, 30 serão destinados à GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, que os utilizará para atender contratos com a Vale e Suzano para a venda de GNL em pequena escala (SSLNG) em instalações industriais no Maranhão.

Desafios Ambientais Enfrentados: Menos Emissões, Mais Eficiência

O setor de transporte e logística é responsável por uma grande parcela das emissões de gases de efeito estufa no país. A substituição do diesel pelo gás natural proporciona uma redução de até 20% nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), além de uma diminuição expressiva de 85% em NOx e material particulado.

A Revolução dos Veículos a GNL: Eficiência e Sustentabilidade

Os caminhões iniciais, do modelo R 410, configuração 6×2, movidos a GNL, apresentam uma autonomia de mais de 700km, operação silenciosa e contribuem para a redução de poluentes. Os 150 veículos subsequentes, do modelo R 460, configuração 6×4, também movidos a GNL, serão entregues no segundo semestre

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