AMAGGI reforça frota com 350 novos caminhões

Do lote total, 100 unidades serão abastecidas com biodiesel 100%

Roberto Hunoff

Fotos Scania, Divulgação

A AMAGGI passará a ter a maior frota rodoviária de caminhões do agronegócio abastecida com biodiesel 100% (B100). Após um período de testes homologados, a companhia investiu na aquisição de 100 caminhões prontos para rodar com o combustível sustentável. A ação integra a estratégia de descarbonização da empresa, em linha com sua meta SBTi de reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2035.

Os novos caminhões são da marca Scania, modelo 500 R 6×4 Super. A AMAGGI também adquiriu mais 250 caminhões modelo convencional 560 R 6×4 Super, que atenderão o plano de ampliação da frota rodoviária da companhia.

Os 100 veículos movidos a B100 devem ser entregues a partir de maio de 2024, saindo prontos da fábrica para rodar com esse tipo de combustível. Atualmente, a frota própria conta com 700 caminhões, devendo fechar o próximo ano com 1.100. “A AMAGGI vem sendo pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, como na navegação fluvial do Arco Norte. Entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, comentou Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI.

O executivo antecipa que o uso do biodiesel será estendido para as frotas fluvial, de tratores e outros maquinários agrícolas que há anos vem sendo testados pela AMAGGI. “Sonhamos em ter, um dia, toda a frota abastecida com biodiesel e vamos preparar a empresa para isso”, assegura.

Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, definiu a operação como uma grande compra histórica para impactar o mercado, além de ser a primeira venda de caminhões 100% movidos a biodiesel originais de fábrica. “Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria AMAGGI”, assinala.

A negociação foi conduzida pela Casa Scania Rota Oeste, que reforça sua atuação expandindo a rede com novas filiais em Água Boa, Sapezal e, futuramente, Matupá, todas no Mato Grosso. “A parceria com a AMAGGI vai além dos negócios; é uma jornada rumo ao futuro do agronegócio sustentável”, define Paulo Burjaili, diretor de Vendas da Rota Oeste.

Fábrica de biodiesel

 O B100 utilizado pela AMAGGI em sua frota é proveniente da fábrica de biodiesel da companhia. Com mais de 26.000 metros quadrados de área construída, a unidade entrou em operação neste ano. A planta fica em Lucas do Rio Verde (MT), na área onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos e de onde sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível. A fábrica tem capacidade estimada de produzir 368 mil metros cúbicos anuais de biodiesel.

Biodegradável e sustentável, o biodiesel é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis – no caso da AMAGGI, o óleo de so

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *