Ter um pneu novo, de novo. Este é o resultado alcançado por quem opta pela recapagem responsável do pneu de carga quando ele chega ao final de sua primeira vida útil. Segundo item mais relevante na composição do custo de uma frota, logo após o combustível, os pneus merecem uma atenção toda especial pelo expressivo investimento realizado no momento de sua compra.

E não é somente o bolso da empresa frotista ou do caminhoneiro que agradece. A reforma adia o descarte da carcaça, contribuído assim para a preservação do meio ambiente. E, em termos financeiros, a ampliação do ciclo de vida útil de um pneu pode representar uma economia superior a 50% em comparação ao investimento necessário para a aquisição de um pneu novo.

É uma fórmula perfeita, mas que tem que ser aplicada com responsabilidade. Não basta simplesmente decidir pela recapagem do pneu ao final de sua vida primeira vida útil. É necessário realizar manutenção periódica no veículo e nos pneus novos ao longo da vida e, na hora de fazer a recapagem, optar uma empresa certificada que ofereça um processo de qualidade.

Desde 2015, a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, atua no segmento de recapagem no mercado brasileiro com a oferta de dois grandes diferenciais: a reforma com o desenho original da banda de rodagem ContiTread™ e o uso do mesmo composto de alta performance utilizado no pneu original.

“O que vemos muitas vezes é a opção pela economia sem responsabilidade, com o emprego de matérias-primas não certificadas e processos improvisados, cujo resultado final é visível no pneu recapado, desde o acabamento até falhas que podem ocasionar em soltura da banda de rodagem nas estradas, comprometendo a segurança do caminhoneiro e dos demais motoristas”, alerta Rafael Figueiredo, especialista de produto da Continental.

A escolha de uma recapadora autorizada, alinhada com a qualidade dos processos de produção do pneu original, é fundamental para a preservação do investimento feito na compra de um pneu novo. “Ela tem acesso a toda a tecnologia necessária e às bandas de rodagem desenvolvidas especificamente para cada modelo de pneu de carga. Só assim é possível ter a garantia de manter inalterada todas as características do pneu novo em relação a quesitos fundamentais como poder de tração, escoamento de água e performance quilométrica. Desta forma, não somente a segurança fica totalmente preservada, como também a economia, uma vez que a carcaça ao receber todos estes cuidados na recapagem está pronta para mais uma vida útil”, conclui Rafael Figueiredo.

É claro que para usufruir de todos estes benefícios de uma segunda vida útil é necessário a atenção constante com os cuidados básicos da manutenção de um pneu: manter a calibragem sempre em dia, realizar o rodízio e o alinhamento evitando o desgaste irregular, e sempre respeitar a capacidade de carga do veículo.

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