Por Roberto Hunoff
Fotos Mercedes-Benz, Divulgação
Ainda que tarefa trabalhosa, conquistar um cliente é apenas uma das etapas para a sustentabilidade do negócio. O grande trunfo da empresa está em manter o cliente fiel e ativo, o que passa obrigatoriamente por produtos, atendimento de qualidade e uma marca forte e reconhecida pelo mercado.
A marca precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o empreendimento e os produtos. Deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio. A estratégia e o posicionamento da empresa devem estar bem definidos.
A marca é responsável pela percepção que o cliente tem de um produto ou empresa, fornecendo uma identidade do negócio. Philip Kotler definiu marcas como “nomes, termos, sinais e símbolos, que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes”. A marca deve transmitir valores que reflitam o propósito da organização, a essência, a força que motivou os fundadores a empreender.
Mas o reconhecimento de uma marca junto ao público consumidor também depende de estratégias que busquem o seu fortalecimento no mercado. Neste caso, as possibilidades são muitas e o uso de cada uma depende dos objetivos da empresa para momentos específicos ou permanentes. A comunicação do posicionamento deve sempre estar clara e alinhada com os valores que a empresa prega e a regem. Deve se basear na própria identidade da empresa, mas também olhar para o mercado e para o diferencial que a organização tem em seu segmento.
Confira os vencedores do bloco “Marcas” do Prêmio Top of Mind do Transporte 2023.
Quando o quesito é lona de caminhões, a primeira lona vinílica do Brasil, a Vinilona Sansuy é a marca mais lembrada. Com 89% dos votos, e pela sexta vez, a marca vence o prêmio Top of Mind do Transporte. Hamilton Eliezer, Coordenador de Marketing acredita que a qualidade e modernização de seus produtos os levaram a receber o sexto prêmio na categoria.
“Pelo sexto ano consecutivo ganhamos o Top of Mind do Transporte, o que para nós é muito gratificante. Além de confirmar a qualidade de nossos produtos e o excelente trabalho que nosso time tem realizado, estamos levando a marca Vinilona para uma outra vertente, o enlonamento de cargas, que vem se modernizando cada vez mais. Esperamos nos próximos anos sermos lembrados também pela tecnologia em enlonamento mecanizado ou elétrico, pois visam a segurança do caminhoneiro, um dos quesitos fundamentais da pauta ESG.“
Shell Rimula foi a marca vencedora na categoria Óleo Lubrificante. A marca pertence a empresa Raízen, que adquiriu a totalidade do negócio de lubrificantes da Shell no Brasil. Seus produtos protegem os veículos, ajudando a melhorar o desempenho da frota e a disponibilidade para uma operação eficiente.
“A Rimula tem uma superioridade técnica comprovada, tanto em capacidade de rodagem e quilometragem, quanto em resistência e proteção ao motor. Além disso é uma marca com grande conexão com o público. O caminhoneiro reconhece Rimula e sabe que a Rimula é uma marca parceira das estradas. Com as transportadoras mantemos um nível altíssimo de excelência de excelência no atendimento desde a gestão Shell até agora enquanto Raízen Lubrificantes. E este importante reconhecimento, mais uma vez, nos deixa muito felizes”destaca Giovanna Rinaldi, diretora de marketing da Raízen Lubrificantes.
Duas das novas categorias que estrearam nesta edição do Prêmio Top of Mind do Transporte tiveram a marca Mercedes-Benz como vencedora. Na categoria Melhor Atendimento/Pós-venda a marca obteve 72% dos votos, e na categoria Valor de Revenda 67% das respostas válidas. Renata Martinez, Analista de Vendas na Mercedes-Benz Brasil, acredita que o prêmio mostra que a filosofia da empresa é assertiva para o sucesso da marca.
“Em nome de todos os colaboradores da Mercedes-Benz agradeço mais este reconhecimento. Para nós é muito importante sermos lembrados em diversos segmentos, como também agora em atendimento e valor de revenda. Isto só enfatiza que estamos no caminho certo em relação a ouvir a voz das estradas e que continuaremos intensificando isso”