Fabricante brasileira desenvolve equipamento em conjunto com a Volvo mexicana
Roberto Hunoff
Foto Caio, Divulgação
A Caio e a Volvo México apresentaram ao mercado o Luminus, ônibus 100% elétrico com carroceria eMillennium da fabricante brasileira. O veículo será fornecido em SKD e montado na fábrica da Volvo México, localizada no estado de Tultitlán. Movido à propulsão elétrica, o ônibus não emite gases poluentes e integra a frota de veículos sustentáveis que apoia o sistema de transporte urbano mexicano na transição para a eletromobilidade.
O modelo foi apresentado no evento de comemoração pelos 25 anos da Volvo no México. Produzido com itens em polímero, material reciclável de alta durabilidade e que garante acabamento de alto nível, o Luminus tem 12 metros de comprimento, capacidade para 29 passageiros sentados e espaço para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Conta com acesso dianteiro por porta em estilo fole ou central por porta deslizante, caso o passageiro necessite do acesso pela rampa móvel.
O modelo tem amplo espaço interno e ar-condicionado, além de vidros de cor fumê, proporcionando conforto térmico aos usuários. Também possui iluminação nos degraus para sinalizar a diferença de nível entre as partes baixa e alta do veículo.
Para a segurança de todos, o veículo é equipado com sistema para detecção de pedestres e ciclistas e ajuste de limite de velocidade. As portas são acionadas por sistema eletropneumático com bloqueadores originais do chassi, garantindo que as portas permaneçam fechadas quando o veículo estiver em movimento.
A iluminação para o motorista é em led, assim como o itinerário, localizado na parte superior frontal e na lateral, com controlador no painel de comando. Possui preparação para a instalação de dispositivos como câmeras internas e de ré, monitor, sensor térmico, tomadas USB e sistema de áudio.