Iniciativa envolve Mercedes-Benz do Brasil e uma série de parceiros

Redação Transpodata

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

Vídeo da campanha aqui

A Mercedes-Benz do Brasil, seguindo seu compromisso de ouvir as vozes das estradas e das ruas, criou a campanha “Coletivo de Respeito”, que conta com vários parceiros e que busca sensibilizar a sociedade para uma mudança efetiva na realidade das mulheres no dia a dia dos transportes coletivos, especialmente nos ônibus. Para isso, o acolhimento e proteção às vítimas serão feitos por meio do trabalho desenvolvido pelo Projeto “Justiceiras”, organização que atua no combate à violência contra a mulher. O primeiro contato para denúncia ou busca por apoio será feito por meio de um canal exclusivo e criado especialmente para importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos.

Toda a gestão do canal de denúncia e dos acolhimentos será realizada pelas voluntárias do Projeto “Justiceiras”, que prestará atendimento online multidisciplinar nos âmbitos jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. Desde 2020, o projeto já atendeu mais de 13,5 mil vítimas, contando para isso com aproximadamente 15 mil mulheres voluntárias cadastradas. “Esse projeto é fruto de mais uma iniciativa de colaboradores da empresa, que encontraram nas Justiceiras a parceria ideal para este propósito”, afirma Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina.

A equipe interna de voluntários na Mercedes-Benz do Brasil é formada por 22 líderes de todas as diretorias, dos quais seis são responsáveis pelas ações diretas do Coletivo de Respeito. “Entendemos que ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e consequentemente do nosso negócio, mas principalmente visamos à redução dos índices de assédio no transporte público”, ressalta Kathrin Pfeffer.

O Coletivo de Respeito conta com a contribuição financeira de R$ 1,8 milhão da DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe da Alemanha, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, a DEG destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas. Demais parceiros são a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), que deu apoio ao processo de condução e aprovação do projeto, e Assobens, Basf, Fabus, Mirow, NTU, Rödl & Partner e T-Systems, que devem doar em torno de R$ 300 mil.

O Coletivo de Respeito é também mais uma campanha que reforça as ações da empresa voltadas ao segmento de ônibus no Brasil. Com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro” e numa forte atuação nas redes sociais, a Mercedes-Benz busca mobilizar os diversos players do segmento de ônibus – empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros – para a busca permanente de soluções de mobilidade, de responsabilidade social e de compatibilidade ambiental, para hoje e para o futuro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here