Acompanhando a transformação vivida nos últimos anos, controlada das Empresas Randon apresenta nova identidade
Roberto Hunoff
Foto Alex Battistel, Divulgação
Manter a vida em movimento por meio de um ecossistema de soluções inteligentes e sustentáveis. Com esta missão, a multinacional brasileira Fras-le apresenta ao mercado um novo posicionamento de marca corporativa. A companhia passa a se chamar Frasle Mobility, reforçando a estratégia de negócio como uma empresa global focada na segurança e na inovação em seus produtos e serviços, por meio de soluções completas para os clientes e parceiros. O novo momento foi apresentado aos colaboradores na semana passada.
Com tecnologia avançada e sustentabilidade, a empresa desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para diversas aplicações, que compõem um portfólio completo. Atualmente, mais da metade das receitas é suportada por um mix de componentes recente, como sistemas de freio, transmissão, direção e suspensão, e que se somam ao tradicional perfil de produtos que a tornaram referência global em materiais de fricção.
A construção da nova identidade reposiciona a Frasle Mobility como uma house of brands, associada aos intensos ciclos de expansão vivenciados nos últimos 10 anos, projetando um futuro de novas possibilidades de evolução e crescimento. “Hoje, avançamos para além dos materiais para fricção, adicionando operações em outros países e diversificando mercados, aumentando o mix de produtos. Mais do que tudo, agregamos equipes e expertises plurais que nos trouxeram até a busca por uma marca que traduzisse essa trilha de evolução”, ressalta o diretor-superintendente da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.
Conectada com o futuro e as tendências de mobilidade e sustentabilidade, a Frasle Mobility tem, na sua essência, o desenvolvimento de soluções disruptivas e que respeitam o meio ambiente. É pioneira no mercado com tecnologias que eliminam o cobre da formulação de produtos de frenagem, e aposta, cada vez mais, na oferta ao mercado de autopeças de soluções em nanopartículas, como revestimentos que reduzem a corrosão, e na criação de componentes em materiais compósitos, ligas inteligentes de diferentes propriedades químicas e físicas mais leves, que colaboram para reduções de peso e consumo de combustíveis em veículos.
A Frasle Mobility coloca ao alcance do consumidor mais de 14 mil referências de produtos para o controle de movimentos, como freios, materiais de fricção, suspensão, direção e transmissão para aplicações em veículos leves, pesados, motos e soluções para vagões ferroviários e aeronaves. A companhia está cada vez mais próxima dos clientes por meio da plataforma de serviços agregados ao mercado de reposição AutoExperts, que facilita a rotina do mecânico e do motorista, com ferramentas que possibilitam o acesso ao mix completo em poucos cliques.
A Frasle Mobility, que conta com uma base de 8,5 mil acionistas, é controlada pelas Empresas Randon desde 1996, mantendo de forma conjunta unidades de referência em inovação, como o Centro Tecnológico Randon e a NIONE, pioneira global em tecnologias com nanopartículas. Atua ainda na transformação social nas comunidades onde está presente, como Caxias do Sul (RS) e Joinville (SC), com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon, e no incentivo à pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon.
Atualmente, tem 11 unidades industriais no Brasil, Uruguai, nos Estados Unidos, na China, Argentina e Índia; nove centros de distribuição no Brasil, Reino Unido, na Argentina, Colômbia, China e Holanda; e quatro escritórios comerciais na Alemanha, no Chile, México e nos Estados Unidos e centros de tecnologia e desenvolvimento para atender os milhares de clientes da Frasle Mobility em mais de 125 países nos cinco continentes. “Com esta nova identidade, projetamos um futuro ainda mais promissor para a companhia”, destaca o presidente e CEO da multinacional, Sérgio L. Carvalho.
Com 5 mil colaboradores, a Frasle Mobility atua mundialmente com as marcas Fras-le, Controil, Fremax e Nakata. Reforça a confiança dos parceiros, com marcas de atuação regional, como Lonaflex, Jurid e Ferodo, no Brasil; Armetal, Plasbestos, Durbloc, Power Engine e Tensa, no Mercosul; e Juratek, BestBrake e ABTex, na Europa. A receita líquida consolidada de 2022 foi de R$ 3,1 bilhões, alta de 18% na comparação com o ano anterior.