Objetivo é desenvolver ainda mais o trade Brasil e Espanha, unindo a expertise de duas grandes marcas e a força comercial
Roberto Hunoff
Foto Asia Shipping, Divulgação
A Asia Shipping, multinacional brasileira e maior integradora digital da América Latina, firmou parceria estratégica com a espanhola Operinter, líder de mercado na Península Ibérica. Com essa aliança, as empresas projetam alavancar ainda mais as operações no trade Brasil-Espanha, onde há um volume expressivo no transporte de madeira. “São duas grandes marcas, com o maior market share em seus países de origem, que decidiram unir o melhor da experiência de cada uma e a força comercial como vantagem competitiva para desenvolver soluções inovadoras, competitivas e eficientes para atender o transporte de cargas de diferentes setores entre América Latina e Europa”, afirma Rafael Dantas, diretor de vendas da Asia Shipping.
Atualmente, os setores de madeira e alumínio são líderes na exportação marítima. Somente entre janeiro e outubro do ano passado, as exportações marítimas gerenciadas pela Asia Shipping subiram 40%, mesmo com a retração do mercado, segundo levantamento da consultoria Datamar.
Dantas revela que, apesar de o ano ter iniciado com queda nos valores dos fretes e demanda menos aquecida, a empresa tem confiança na retomada da economia, com impactos diretos no crescimento do transporte de cargas, tanto na importação quanto na exportação. “Fechamos 2022 com incremento de 25% nas operações de exportação marítima. A expectativa para este ano é crescer 10% na importação. A parceria com a Operinter terá papel importante para fomentar o mercado entre o Brasil e a Península Ibérica”, reforça.
Com investimento constante em novas tecnologias – 10% do faturamento nos últimos cinco anos -, a Asia Shipping trabalha para digitalizar todos os processos possíveis para que as equipes e os clientes tenham acesso rápido às informações referentes às movimentações de cargas. “O objetivo é que as interações sejam intuitivas e totalmente digitais, oferecendo mais autonomia aos clientes. Acreditamos que a adoção de metodologias ágeis, combinadas com inteligência artificial, poderão facilitar os processos e aprimorar a experiência com atuais e futuros clientes”, acrescenta Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.