O ano de 2022 foi marcado pela retomada das feiras presenciais do setor automotivo.
E com elas o restabelecimento das negociações mais consistentes e apresentação de novos produtos e serviços. Tanto a Fenatran, em novembro, quando a Lat.Bus, em agosto, quebraram recordes de público, de negócios e lançamentos, com ênfase na introdução da norma Euro 6 e de produtos movidos por combustíveis alternativos
Por Roberto Hunoff
DAF com novos motores
Crédito: DAF, Divulgação
A DAF Caminhões apresentou ao mercado brasileiro a linha de motores com tecnologia Proconve P8/Euro 6. Os motores PACCAR MX-11 e MX-13 fazem uso integrado das tecnologias SCR (redução catalítica seletiva) e EGR (recirculação de gases a exaustão). O modelo CF semipesado rígido, de 6.7 litros, é equipado com o motor PACCAR PX-7, com mudanças no sistema de exaustão, com novo turbocompressor, linhas de combustíveis, maior torque, novas potências e freio motor de cabeçote de 245cv. Outra novidade foi o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros e capacidade para 19 toneladas. O modelo já está sendo entregue a clientes na Europa.
Mais opções da Transit
Crédito: Ford, Divulgação
A Ford exibiu três novas versões da Transit, que chegam ao mercado nesse ano: automática, chassi e e-transit 100% elétrica, todas com tração traseira e conectividade embarcada de fábrica. A van, primeira a oferecer transmissão automática no Brasil, vem com sistema auto start-stop, exclusivo na categoria e oferecido de série em toda a linha. Estará disponível ainda no primeiro semestre de 2023 nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com capacidade de 12,4 m³. A versão chassi chega no segundo semestre com 3.500 kg e 4.700 kg de peso bruto total. Tem capacidade de carga de até 2.600 kg e pode ser usada em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais. A E-Transit começa a ser oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga. O veículo tem tração traseira e tecnologia embarcada de série para minimizar os riscos de paradas imprevistas e maximizar a produtividade.
IVECO foca em combustíveis alternativos
Crédito: Bruno Gonzaga, Divulgação
O HI-WAY Natural Gás é uma das propostas da IVECO na transformação das fontes de combustíveis. O caminhão, desenvolvido para a realidade brasileira, tem autonomia de até 500 quilômetros. É equipado com o motor alimentado a gás mais potente do mercado, cabine funcional e espaçosa e faróis em LED com maior campo de visibilidade. Nas versões a diesel, já adequadas à Euro 6, as principais novidades são o novo o S-Way e a linha Tector, com novos itens de segurança e um sistema exclusivo de recirculação de gases. Na família Daily, as novidades são a versão 35-160, primeiro veículo comercial Euro 6 apresentado ao mercado brasileiro; a Hi-Matic, primeira do segmento com transmissão automática; e a elétrica, com capacidade para até 400 quilômetros em trajetos urbanos.
M-B avança na automação veicular
Crédito: Mercedes-Benz, Divulgação
O grande destaque da Mercedez-Ben é a nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que está disponível com motores BlueTec 6 compatíveis com a norma Euro 6. Outro avanço é o primeiro caminhão de Nível 4 (SAE) de automação no Brasil, o extrapesado eActros elétrico, vindo da Alemanha. Com o modelo, a montadora cria um novo modelo de negócio, que consiste numa consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos, com a entrega de soluções customizadas para cada demanda individual dos clientes. Disponível para o mercado europeu, o eActros representa a capacidade de inovação da marca no desenvolvimento tecnológico de caminhões elétricos para transporte pesado nas cidades e nas estradas. Os novos Accelo e Atego trazem novidades em economia, robustez, segurança e praticidade. O Actros ganhou mais uma versão de cabina (Space) e entre-eixos mais curto (3.250 mm), aumentando sua gama de aplicações, além da segunda geração do MirrorCam. Modelos Arocs 6×4 ampliam a oferta para mineração, construção e também atividades do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira. A marca também inova com o cavalo mecânico Actros 2651, desenvolvido a partir das opiniões colhidas junto ao Movimento A Voz Delas.
Scania investe em gama Super
Crédito: Scania, Divulgação
Além dos modelos que atendem a nova lei de emissões, a Scania começa a entrega, em fevereiro, de caminhões da gama Super, lançada na Europa no final de 2021. Para atender ao Euro 6, a Scania definiu duas estratégias. Ter uma nova linha de motores que atendem todos os segmentos de atuação, com economia de diesel de 2% sobre a geração atual. E criar uma nova gama dentro da categoria dos pesados, a Super, uma plataforma mais moderna, com potências próprias e exclusivo trem de força. A gama chega com o maior torque do mercado para motores de 13 litros, variando entre 2.300 e 2.800Nm. Estão disponíveis potências de 420, 460, 500 e 560cv. A última será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria, de 2800Nm. A identificação da marca estará nas laterais das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome Scania. Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto.
Volvo equipa linha 2023 com novos motores e caixa de câmbio
Crédito: Volvo, Divulgação
O caminhão FM Electric, com zero emissões, é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. O produto ainda não tem data para início de vendas no Brasil, mas a montadora começa os testes em 2023. O modelo tem opções com peso bruto total combinado de até 44 toneladas. Os caminhões adequados à norma Euro 6 já estão em produção na fábrica, em Curitiba (PR). As linhas FH, FM e FMX entregam potências de 380, 420, 460, 500 e 540cv com o novo motor Volvo D13K Euro 6. A linha VM ganhou inúmeros aprimoramentos. Todas as versões vêm com um novo motor de oito litros produzido pela marca e ainda a nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, a mesma do Volvo FH.
VWCO apresenta caminhão conceito
Crédito: VWCO, Divulgação
A Volkswagen Caminhões e Ônibus investiu no Meteor Optimus, um modelo conceito que pode proporcionar uma economia de até 8% graças a uma aerodinâmica completamente nova e às tecnologias já agregadas ao caminhão de série, o que impacta também na redução das emissões equivalentes de CO². O protótipo inova na família Meteor com soluções de ponta, como câmeras no lugar de retrovisores e massageador no banco do motorista. Aliam-se sistemas inteligentes, como o predictive shifting, controle eletrônico que antecipa até dois quilômetros de condições de rodagem para atuar de uma forma mais eficiente na troca de marchas e oferecer uma melhor performance na operação. O VW Meteor Optimus já está pronto para rodar com o diesel verde (óleo vegetal hidrotratado ou HVO da sigla em inglês). A linha 2023 ainda tem mais de 30 modelos, dentre eles caminhões autônomos, modelo 31.280 8×4, com automação. As primeiras 20 unidades foram compradas pelo Grupo Vamos.
Randon introduz inovações no portfólio
As inovações da Linha New R, lançada em junho de 2022, como direcionamento para o futuro da Randon Implementos, se materializou com a nova geração de graneleiros. A novidade possui uma série de inovações e tecnologias alinhadas ao conceito New R: modularidade, eletromobilidade, inteligência embarcada e sustentabilidade. Como ponto de destaque, a redução de peso, que proporciona, conforme a versão, um ganho de carga líquida transportada de mais de 800 quilos no semirreboque e de mais de 1.200 quilos no rodotrem, segundo a fabricante. A linha conta com o painel Ecoplate 3, evolução das aplicações anteriores. Mais leve, une a durabilidade do plástico e a resistência do alumínio, sem a necessidade de pintura no painel. As tampas contam com perfis de alumínio extrudado em sua estrutura, sem soldas e mais leves de abrir e fechar. Algumas configurações do produto contam com assoalho em alumínio de alta resistência e novas bocas de escoamento poliméricas. A eletrônica embarcada é outra novidade apresentada junto com o novo graneleiro. A Randon Smart é uma plataforma própria com sistemas de telemetria e sensoriamento que geram dados para controle e gestão da frota. Outro avanço da marca foi a entrega das primeiras unidades da linha Hybrid R, equipada com a solução e-Sys da Suspensys. Trata-se de um sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar até a 25%, estima a empresa, que também calcula em até 60% de redução nos custos operacionais.
Librelato renova série Evolut
Crédito: Librelato, Divulgação
Com foco na eficiência operacional, a Librelato investiu em mudanças profundas na série Evolut. As principais novidades estão concentradas nas famílias de rodotrem basculante, semirreboques carga seca, tanque e furgão lonado. Além da versão com quatro eixos, foram incluídos ao portfólio opcionais exclusivos que facilitam o transporte de materiais com propriedades anticorrosivas, agilizam a amarração da carga e possibilitam controlar as frotas. A organização também ingressa na tecnologia embarcada por meio da startup Sigaway. Um dos primeiros produtos é o Fleetsense, que incorpora várias opções de sensoriamento e telemetria. O tanque quatro eixos e o furgão lonado multiuso ganharam a configuração com quatro eixos. O primeiro tem capacidade para 50 mil litros, 10% superior à versão de três eixos distanciados. O segundo está preparado para até 38,5 mil quilos de carga líquida, o que representa 4,5 mil quilos a mais. O destaque do furgão é o exclusivo sistema amarra fácil, que possibilita a amarração de qualquer tipo de carga, de bebidas em fardos a caixas ou demais cargas paletizadas. Também traz placas fotovoltaicas para geração e armazenamento de energia elétrica. O novo basculante tem como diferencial a possibilidade de customização, permitindo que o implemento atenda as mais diversas aplicações. De forma pioneira, a Librelato fornece como opcional a câmera de ré, que facilita o acoplamento do semirreboque dianteiro com o dolly. As imagens podem ser acessadas através de um aplicativo instalado no próprio celular do motorista. Outra inovação é enlonamento automatizado. Como novo produto no portfólio, a empresa apresentou o modelo carga seca multiuso com quatro eixos, desenvolvido para o transporte de bobinas de aço, mas também destinado a grãos e cargas gerais. A novidade está no conceito multiuso, em que o chassi e a caixa de carga foram redesenhados para tornar possível o transporte de maior variedade de cargas.
HC Hornburg apresenta furgão elétrico
Crédito: HC Hornburg
Apresentado na Fenatran, o modelo baú elétrico da HC Hornburg chega ao mercado em 2023. O produto destinado ao transporte de cargas refrigeradas foi desenvolvido especialmente para operar com o caminhão JAC 1.200T, de 7,5 PBT e capacidade de três toneladas de carga. O modelo é 20% mais leve que os similares do mercado, decorrência do uso de novos materiais.
[…] Portfólios recheados de avanços […]