Situação é atribuída à decisão tributária do governo federal adotada em 2021
Roberto Hunoff
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O decreto do governo federal que zerou a alíquota para importação de pneus de carga em 2021 segue impactando negativamente os resultados da indústria nacional de pneumáticos. A medida tributária que beneficiou a importação foi a principal responsável pelo fraco desempenho da indústria, pois as vendas totais de pneus de carga caíram 6,5%, totalizando 7,4 milhões. Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). No geral, o segmento encerrou o ano passado com queda de 0,2% nas vendas em unidades em relação ao ano anterior, somando 56,6 milhões de pneus comercializados.
Klaus Curt Müller, presidente executivo da entidade, expôs a preocupação do setor com a redução das vendas em razão do aumento desenfreado das importações de pneus para veículos pesados. “Esta situação se estende à cadeia produtiva de borracha natural e de aço, as quais também já sentem a frenagem nas vendas e o consequente aumento dos estoques por conta da medida equivocada do governo anterior. O setor já iniciou as tratativas para um diálogo com o novo governo a fim de rever essa desacertada medida que prejudica a indústria de pneus no Brasil e que coloca em risco toda a cadeia produtiva”, argumenta.
Apesar da queda nas vendas totais, a comercialização de pneus para montadoras fechou em alta de 10,6%. Em contrapartida, o mercado de reposição apresentou recuo de 11,7%.
No segmento de comerciais leves, o setor fechou com alta de 4,5% nas vendas, totalizando 8,5 milhões de unidades. O crescimento foi de 12,2% nas vendas para montadoras e estabilidade na reposição.
As vendas de pneus de passeio tiveram leve alta, com 2,2% no comparativo com 2021, totalizando 30,3 milhões de unidades. Para as montadoras, a alta foi de 7,2% enquanto as vendas de reposição avançaram apenas 0,6% no período. Pneus para motocicletas seguiram com resultados negativos. Depois da queda de 5,2% em 2021, as vendas totais retraíram 4,9% no ano passado, somando 9,1 milhões de unidades comercializadas.