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Fotos Volvo, Divulgação

Equipamento tem o desenvolvimento da engenharia brasileira da marca

Efficiency Concept Truck é a denominação que ganhou o projeto da Volvo para o desenvolvimento de um caminhão-conceito com uma série de novas tecnologias. Dirigido ao transporte de grãos, o Volvo FH 6×4 rodotrem é um exemplar único, desenvolvido pela engenharia brasileira e mundial da marca, junto com parceiros estratégicos – Randon, Hyva e Continental, que contribuíram com novas e criativas soluções no implemento, sistema hidráulico e pneus.

O caminhão será testado em operação real, em viagens na “rota dos grãos”, partindo do Centro-Oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra. A Volvo escolheu esta aplicação, pois o Brasil tem um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões. “Esse caminhão é um laboratório sobre rodas, onde vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil para a realidade do transporte que temos aqui”, declara Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil.

Tecnologias disruptivas

O projeto é repleto de tecnologias inovadoras. As novidades visuais são grandes, resultado das várias mudanças na arquitetura do caminhão para melhorar a aerodinâmica. A cabine, mais baixa e 250 mm mais longa, é dotada de grandes defletores, com o dobro do tamanho dos encontrados no modelo convencional do FH. A frente do veículo é mais aerodinâmica, projetada 175 mm para a frente.

Outra alteração importante é no entre-eixos, que baixou para apenas 3.000 mm, trazendo o trailer mais próximo da cabine, proporcionando a diminuição da resistência ao ar. Com isso, a caixa de baterias e o tanque de ureia foram realocados.

Em lugar de retrovisores externos foram instaladas câmeras nas laterais da cabine. Elas exibem as imagens em telas internas, com um alcance maior que o dos espelhos. O FH conceito graneleiro possui também uma suspensão dianteira com molas 30 quilos mais leves, freios a disco, saias laterais, extensores das portas, calotas e rodas de alumínio, tudo mudado e introduzido para aumentar a aerodinâmica, diminuir peso e melhorar a produtividade.

Mais torque

O motor é uma evolução dos modelos atuais a diesel, com muitas melhorias. Ele usa a tecnologia I-Save, que a Volvo disponibiliza na Europa. O sistema inclui um novo desenho dos pistões, fazendo com que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros, contribuindo para reduzir o consumo. O I-Save traz também um sistema de turbocompressor, que gera torque extra, possibilitando menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.

A Volvo também introduziu um novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade como costumeiramente é feito, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Ainda houve a redução de de três para dois elementos filtrantes, juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, menos viscoso e que circula com mais facilidade pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível. “Estamos testando diversos conceitos novos, tanto no cavalo mecânico como no implemento, com os parceiros. São melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia e muito mais”, assegura Juliane Tosin, gerente de projetos de engenharia da Volvo e líder do projeto.

Painel solar

O caminhão em desenvolvimento é original em muitos aspectos. É o primeiro a ter um sistema próprio de geração de energia. Um painel fotovoltaico para captação de energia solar e super capacitores foram instalados para abastecer os componentes eletrônicos e garantir aumento da vida das baterias. Outro exemplo é a utilização de uma peça feita em impressora 3D, dando mais agilidade ao pós-venda e antecipando uma tendência que deverá ser gradativamente adotada. Trata-se de um encaixe do suporte do para-lama traseiro, que foi impresso em alumínio mantendo as características do componente original.

Inovações nos parceiros

A Randon Implementos desenvolveu um rodotrem basculante inovador, batizado de Concept Trailer. Traz alta tecnologia e eletrônica embarcada para otimizar a performance e reduzir os custos de operação.

O Concept Trailer é uma tonelada mais leve e apresenta novidades, como a caixa de carga construída com perfis de alumínio, dispostos de forma horizontal e unidos por adesivo estrutural, o que elimina consideravelmente o uso de solda. Sem colunas e com defletores, o implemento reduz o arraste aerodinâmico e ainda aumenta a segurança, com um dispositivo antitombamento que ajuda a corrigir a trajetória em condições de risco. Além disso, o conjunto identifica quando o trailer não está carregado e suspende automaticamente os eixos, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.

O implemento tem sensores e câmera de ré interligados ao sistema de freios, que atua automaticamente quando há presença de obstáculos na área de manobra. A operação de acoplamento e desacoplamento do conjunto também foi otimizada. Sensores nas quintas rodas e um aparelho de levantamento elétrico ampliaram a segurança e ergonomia desta tarefa. O enlonamento da carga é feito por um recurso automatizado, acionado por controle remoto, que reduz o tempo e elimina a necessidade de o operador subir nas caixas de carga, tornando essa operação muito mais ágil e segura.

A Continental forneceu pneus com baixa resistência ao rolamento, dedicados à redução no consumo de combustível. A solução da empresa foram os produtos da família Conti Light Pro, equipados com tecnologia digital para medição de pressão e temperatura em tempo real, por meio de sensores internos instalados nos pneus. Tanto o cavalo-mecânico quanto o trailer estão equipados com antenas e receptores da Continental.

A composição está equipada também com a solução ContiPressureCheck™. Nela, sensores medem a pressão e a temperatura interna dos pneus e os dados são enviados à cabine do veículo por antenas e de receptores instalados tanto no cavalo-mecânico quanto no trailer. Essas informações garantem que a gestão e a manutenção preventiva sejam realizadas de maneira mais efetiva, prolongando a vida útil, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO².

Em lugar de 34 pneus, o Efficiency Concept Truck usa 22 unidades Conti Light Pro. Isso permite uma composição mais leve e aumento na capacidade de carga. Compostos específicos utilizados na banda de rodagem contribuem para uma menor resistência ao rolamento e, como consequência, um menor consumo de combustível.

A Hyva criou um sistema hidráulico que pode ser instalado e acionado externamente, pois composições com carretas convencionais que transportam grãos normalmente fazem o descarregamento por gravidade, em rampas elevatórias existentes nos terminais portuários e outros locais de descarga. Com o objetivo de aliviar ainda mais o peso do caminhão, a Hyva desenvolveu uma estação hidráulica externa, um projeto extremamente inovador, que não fazia parte do portfólio de produtos da empresa. “Com essa mudança foi possível diminuir cerca de 350 quilos em equipamentos hidráulicos instalados no cavalo mecânico”, explica Rogério de Antoni, diretor-presidente da Hyva do Brasil.

Nesta solução, que usa menos óleo, os transportadores de grãos, principalmente os que têm grandes frotas de veículos, podem instalar unidades hidráulicas estacionárias nos portos e pontos de descarga já previamente conhecidos. O funcionamento é simples: basta o operador ligar as mangueiras móveis do kit hidráulico externo às conexões do rodotrem. Os trailers então basculam e despejam a carga para ser depositada nos silos ou depósitos subterrâneos.

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