Anúncio foi oficializado nesta terça-feira (18) ao Ministério de Portos e Aeroportos
Redação TranspoData
Foto Divulgação
O grupo mexicano Aeropuerto de Cancún, subsidiária do Grupo Aeroportuario del Sureste (ASUR), anunciou nesta terça-feira (18) ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a aquisição da operação da Motiva (ex-CCR) no Brasil, que administra 17 aeroportos no país, em nove estados, incluindo os de Confins (MG) e de São Luís (MA). A operação tem valor total de R$ 5 bilhões e envolve ativos em outros países da América Latina.
A empresa mexicana possui ampla experiência em gestão aeroportuária. O grupo, atualmente, opera nove aeroportos no México e outros sete na América Latina. “A vinda de um player mexicano vai ampliar as relações comerciais entre Brasil e México e fortalecer o turismo de negócios e de lazer. Estamos falando da maior transação aeroportuária em curso no mundo”, afirmou o ministro. Neste ano, de janeiro a setembro, foram registrados 1.375 voos entre os dois países, alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, e 253 mil passageiros transportados, crescimento de 15,4%.
O ministro evidenciou a possibilidade de ampliação dos voos entre os dois países e de incremento do turismo de lazer e de negócios. Pela posição geográfica estratégica dos dois países da América Latina, ao sul e ao norte, Brasil e México podem ser hubs aeroportuários, com conexão entre Estados Unidos e os países sul-americanos.






