FH 2026 - 10.25

Volvo incorpora I-Torque à linha FH 2026

Montadora estima que nova tecnologia possa trazer redução de até 3% no consumo de combustível

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

 

Numa evolução da tecnologia de aceleração inteligente, a Volvo lança agora o I-Torque, com benefícios ao desempenho e à economia de combustível. Com o aprimoramento dos algoritmos de inteligência artificial (IA) dos caminhões, na linha 2026 o sistema passa a atuar de forma constante em toda a viagem, entregando o torque de forma inteligente e ajudando o motorista a economizar combustível. “Com o refinamento da IA a performance dos caminhões vai ficando cada vez mais aprimorada. Na linha 2026, a engenharia conseguiu extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens. Mesmo assim, reduzimos o consumo de combustível”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

A nova tecnologia gerenciada pela IA Volvo atua entregando força de forma inteligente ao longo do trajeto. O torque é a força que move o caminhão, essencial para colocá-lo em movimento e mantê-lo em velocidade constante. Em trechos planos, a exigência é menor. Em elevações, o peso da carga exige mais torque para subir com velocidade e sustentar a marcha adequada. “A IA monitora a posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. Com estas informações, mantemos o torque em níveis ideais, promovendo uma condução econômica e um transporte mais eficiente”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas. A tecnologia está disponível nos motores de 420, 460, 500 e 540cv.

Para economizar combustível é importante aproveitar o embalo, o peso da carga e acelerar nos momentos certos. O I-Torque facilita a condução, independentemente da experiência e do perfil de cada motorista. “Numa subida, por exemplo, essa novidade traz força máxima para manter a velocidade, segurar marcha alta e vencer o trecho o mais rápido possível. E tudo acontece automaticamente, sem o motorista ter que apertar alguma tecla ou monitorar o painel. É simples. Basta acelerar buscando a velocidade desejada”, garante Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da montadora.

A nova tecnologia pode trazer redução de até 3% no consumo de combustível, especialmente em composições maiores e em topografias desafiadoras. É mais uma das evoluções de tecnologia da Volvo em benefício da economia de diesel. “Na última década, reduzimos o consumo em mais de 15%, dependendo do tipo de operação e configuração de veículo. O I-Torque é mais um passo nessa direção, equilibrando a forma de condução sempre para o nível dos melhores motoristas”, afirma Valério.

Outras novidades

A linha Volvo 2026 traz outras novidades. A ergonomia para o motorista foi aprimorada, com a redução dos comandos na coluna de direção. Os novos modelos trazem apenas duas alavancas, que reúnem funções como setas, piloto automático e freio motor, dentre outras.

Outra melhoria está nas engrenagens da transmissão I-Shift, que passaram a receber um polimento como acabamento de superfície para mais suavidade no funcionamento e aumentar ainda mais a durabilidade. Evolução também no I-See, a inteligência artificial que determina as melhores marchas utilizando dados de conectividade avançada. De acordo com a montadora, agora, a tolerância para manter marchas ficou 10km/h maior, trazendo ganhos em economia.

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