Dados indicam o transporte superior a 150 milhões de toneladas úteis em 2024
Redação TranspoData
Foto Banco de Imagens, Divulgação
A produção ferroviária de carga geral no Brasil atingiu um novo marco em 2024. Ao todo, foram 150 milhões de toneladas úteis (TU) transportadas, superando o recorde anterior registrado em 2023, o maior dos últimos 19 anos. No consolidado – carga geral e minério de ferro – as ferrovias transportaram mais de 540 milhões de TU, crescimento de 1,83%, o maior volume dos últimos seis anos.
Os dados são da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). O minério de ferro seguiu como principal produto transportado, totalizando 390 milhões de TU em 2024. Entre as cargas com maior crescimento no período, destacaram-se a celulose, com alta de 26,4%; açúcar, avanço de 15,8%; e os contêineres, que registraram aumento de 8,73%.
Para o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, o setor vive um ambiente real de expansão, tornando-se cada vez mais atrativo para investidores. “Estamos implementando um portfólio normativo para fortalecer a política pública ferroviária. O Plano Nacional de Ferrovias não é apenas uma carteira de projetos, mas um modelo inovador de amadurecimento institucional e regulatório”, afirmou.
Entre as recentes iniciativas do governo para impulsionar o setor estão a regulamentação do chamamento público (Resolução 6.058 da ANTT), a definição de novos procedimentos de cálculo indenizatório de patrimônio ferroviário do DNIT e a criação de uma comissão permanente para acompanhar a estruturação de projetos. Ainda foi publicada a portaria 532, com diretrizes para a prorrogação antecipada das concessões, medida que visa garantir maior previsibilidade e segurança jurídica aos investimentos.