Fabricante italiana amplia opções para o transporte urbano de passageiros e aposta em diversificação de produtos sustentáveis
Mauro Cassane
Iveco, Divulgação
A Iveco foi a fabricante que mais se mostrou eclética na LatBus deste ano. Enquanto seus concorrentes jogaram grande foco na eletromobilidade, a empresa destacou, também, soluções interessantes e sustentáveis valendo-se de motores do ciclo Otto movidos a gás natural. Mas deixou claro que, se a opção for por chassis elétrico, também tem produto em seu portfólio.
No estande da Iveco os frotistas podem conhecer as novas versões da Daily Minibus e dar uma volta, na parte externa do evento, no chassi BUS 17-210 G (a gás natural e biometano) ou no chassi BUS 17-280, agora com suspensão pneumática (nova tendência nos ônibus urbanos).
Menos de um mês depois de lançar a eDaily Minibus, a empresa apresentou na LatBus o chassi 17-E BEV, 100% elétrico e, segundo a empresa, “desenvolvido para a realidade do Brasil e da América Latina”. O chassis urbano tem tração 4×2 e comporta encorraçamentos de 9,6 a 12 metros na configuração de piso normal, com 4 ou 8 packs de baterias instaladas no chassi.
Esse conjunto de baterias pode ser instalado entre as longarinas no chassi (e não no teto). Segundo informa a engenharia da empresa, “esse tipo de instalação representa um valor final do ônibus mais competitivo, já que não é preciso reforçar toda a estrutura da carroceria”.
O motor elétrico de 145 kW de potência e 1055 Nm de torque contínuo fica instalado no entre eixos do chassi facilitando, no encarroçamento, portas mais amplas. A autonomia é a de praxe para este tipo de veículo: 250 km em condições de clima, topografia, tráfego e temperatura. Essas variáveis, como sabemos, quase nunca são normais. Mas isso vale para todos os modelos de ônibus elétricos de todas as marcas que atuam no Brasil.
De acordo com Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, “este modelo com piso normal e suspensão metálica, apresentado juntamente com a eDaily Minibus, inicia a jornada de eletrificação da empresa na América Latina”.
Diz Fetzner: “com a apresentação dos conceitos elétricos, confirmamos a intenção de complementar nossa oferta de produtos com um leque de soluções cada vez mais customizado para as necessidades da mobilidade. Queremos oferecer ao cliente a melhor tecnologia para o seu negócio”
Daily Minibus
A Iveco apresentou três novas versões do veículo para transporte escolar, fretamento, executivo e turismo e, também, a eDaily, lançada recentemente. Essas são as três versões da linha Daily Minibus: 30-160 Escolar, desenvolvida como nova opção com teto-baixo; 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC), com entrada dos passageiros pela porta dianteira e corredor livre; e 50-180 Hi-Matic Executive, mais vocacionada para turismo receptivo de alto luxo.
Veja mais fotos da Iveco na Latbus 2024