DHL apresenta política de transporte verde

Companhia fará a transição de cerca de 2 mil veículos movidos a diesel para
alternativas mais ecológicas

Redação TranspoData

Foto DHL, Divulgação, Banco de Imagens

A DHL Supply Chain está implementando uma política global de transporte
verde que sinaliza um movimento fundamental em seus investimentos futuros
rumo a soluções descarbonizadas. O principal objetivo é promover reduções
nas emissões de carbono, em linha com o plano geral de sustentabilidade do
grupo. Os serviços de transporte são um dos principais fatores que
contribuem para a pegada de emissões da empresa. A política fornece
orientações sobre a alternativa mais ecológica, levando em consideração
fatores como disponibilidade, infraestrutura e custos por mercado e país.

Como medida inicial, o conglomerado fará a transição de cerca de 2 mil dos
seus veículos de motores de combustão convencional no mundo para
alternativas mais ecológicas, como hidrogênio, biogás, eletricidade ou óleo
vegetal tratado com hidrogênio. Para os próximos três anos compromete-se
com um investimento adicional global de 200 milhões de euros em
alternativas aos combustíveis fósseis.

A iniciativa visa à redução de quase 300 mil toneladas de emissões de CO2,
representando um passo decisivo em direção à sustentabilidade ambiental.
Estas reduções equivalem a compensar as emissões de CO2 produzidas por
2.200 caminhões que percorrem, cada um, 500 quilômetros por dia ao longo de
um ano.

Para começar, esta nova política abrange investimentos em 17 países com as
maiores pegadas de emissões, abrangendo o Brasil. “Juntos, esses países são
responsáveis por 94% das emissões da nossa frota própria no setor de
transportes. O objetivo é ter 30% de unidades e combustíveis sustentáveis
na frota própria até ao final de 2026, aproveitando o potencial das
alternativas de combustíveis verdes”, enfatiza o CEO Oscar de Bok.

Na América Latina, a DHL Supply Chain anunciou recentemente um investimento
de 500 milhões de euros em um plano de cinco anos que inclui projetos de
descarbonização da frota regional por meio de alternativas mais verdes,
dentre outras iniciativas. Atualmente, na região, existem mais de 160
veículos operando com alternativas ecológicas, movidos por eletricidade,
gás ou sistema híbrido, dos quais 85 no Brasil.

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