Veículo será operado no transporte de cervejas
Redação TranspoData
Foto VWCO, Divulgação
A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou o primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina para a Express Logística, operadora logística da Cervecería y Maltería Quilmes. Isto representa um passo importante, tanto para a Volkswagen Caminhões e Ônibus na sua estratégia de eletrificação, como para o cliente no seu compromisso de alcançar a neutralidade carbónica em 2040.
Federico Ojanguren, gerente executivo da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, disse que a equipe estava orgulhosa por ser protagonista na venda do primeiro caminhão 100% elétrico da Argentina e vê-lo circular pelas ruas de Buenos Aires. “Com este marco somos testemunhas da mudança no paradigma da mobilidade e do compromisso da marca com a sua estratégia sustentável. O e-Delivery chega para tornar realidade a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana e criar referência em sustentabilidade para o mercado logístico global”, assinalou.
A incorporação do novo caminhão à frota da Cervecería y Maltería Quilmes, por meio da Express Logística, não só confirma a estratégia de descarbonização, mas também indica a confiança que a empresa deposita nas novas tecnologias e soluções de mobilidade sustentável. A empresa Siemens foi responsável pela colocação do carregador adequado nas instalações do centro de distribuição. “Este caminhão é mais um marco em nosso plano de rede logística neutra em carbono, junto com a eficiência nas rotas e trajetos, já percorridas por vans elétricas para entregas de última milha”, comentou Ariel Sandler, diretor de Logística da Cervecería y Maltería Quilmes.
O modelo e-Delivery 14 toneladas 6×2 possui motor elétrico que entrega 300kW com torque máximo de 2.150 Nm a partir da rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas. A engenharia inteligente se traduz em um alcance de até 250 quilômetros, dependendo da configuração e aplicação do veículo. A frenagem regenerativa de três estágios pode utilizar até 40% da energia consumida para desacelerar. Projetado por uma equipe dedicada à e-mobilidade, o e-Delivery é produzido na fábrica da montadora em Resende (RJ).