Frota de veículos tem placas solares e baú fabricado com materiais reciclados
Redação TranspoData
Fotos Joel Silva, Divulgação
Com 70 anos de atuação no Brasil, a PepsiCo traz mais um avanço em sua agenda ESG, globalmente chamada de PepsiCo Positive (pep+), agora com foco na distribuição de produtos. A companhia anuncia a evolução de sua frota, com a implementação de mais de 400 caminhões com baús feitos à base de BOPP (plástico flexível de embalagens de snacks), além de PET de garrafas recicladas na composição junto à fibra de vidro.
O projeto integra também a instalação de painéis solares de filmes fotovoltaicos orgânicos, uma tecnologia pioneira no país para frotas e que garante a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em mais de 250 destes veículos. A iniciativa está em linha com as metas da companhia, que preveem a redução de emissões de gases de efeito estufa, globalmente, em 40% até 2030.
A PepsiCo tem uma das maiores frotas do setor de bens de consumo do país, com mais de 4 mil veículos, sendo mais de 160 caminhões movidos a GNV ou elétricos. Com o projeto do baú que leva materiais reciclados presente em mais de 400 caminhões, a empresa recupera aproximadamente 10 toneladas de plástico ou o equivalente a 157 mil garrafas PET e mais de 376 mil embalagens de snacks, garantindo a circularidade desses materiais.
Paulo Quirino, vice-presidente de operações da PepsiCo Brasil, ressalta que a companhia tem metas robustas na estratégia ESG, o que exige investimentos significativos. “Buscamos parcerias e desenvolvemos conjuntamente soluções para que possamos acelerar essas transformações e diminuir o impacto no meio ambiente e até regenerá-lo. Queríamos uma solução inovadora e que utilizasse energia limpa para nos apoiar na descarbonização da frota. Estamos felizes em entregar essa solução”, acrescenta.
Por meio do investimento nos painéis solares, parte do combustível que seria consumido pelos caminhões, agora será substituído por energia zero carbono. A captação ocorre por meio de painéis instalados no teto dos veículos e fabricados com um filme tecnológico, mais leve e eficiente em relação ao projeto já vigente na PepsiCo, propiciando a recarga constante da bateria, inclusive com o veículo desligado.
O sistema batizado como ORENgE® contribuirá para reduzir ainda mais a pegada de carbono da companhia em sua operação logística. No projeto, serão economizadas cerca de 7,8 toneladas de CO² por ano com os primeiros 250 caminhões, o equivalente ao plantio de mais de 860 árvores.
Por meio da parceria com a Sunew, fabricante brasileira dos painéis solares orgânicos (OPV), a PepsiCo garante melhoria operacional na frota, com aumento da produtividade, tendo em vista que problemas elétricos e de baixa carga geram horas paradas dos caminhões e, consequentemente, prejuízos de rota em toda a cadeia. Os sistemas ORENgE® geram menor emissão de GEEs em relação aos tradicionais painéis solares de silício durante sua fabricação. “O payback de carbono do filme OPV é de menos de 100 dias comparado com vários anos para as placas solares tradicionais e performa 30% melhor nas aplicações automotivas”, explica Felipe Travesso, sócio-diretor da Sunew. O filme OPV é a terceira geração da tecnologia de células solares, é semi transparente, leve e flexível, usando materiais sintéticos orgânicos à base de carbono.
A instalação dos painéis nos caminhões foi realizada pela Facchini. A empresa instala kits plug-and-play para três modelos de veículos usados pela PepsiCo em sua operação e tem a capacidade de adaptar o sistema para atender qualquer modelo usado. A Facchini também foi parceira da PepsiCo no projeto de desenvolvimento do baú de caminhão que leva diversos materiais reciclados, como o BOPP em sua composição.