Unidade brasileira é o maior site de produção do equipamento no mundo
Redação TranspoData
Foto ZF, Divulgação
A ZF acaba de atingir a marca de produção de 100 mil transmissões 6S480, de seis velocidades. A produção ocorre na linha de montagem em Sorocaba (SP), inaugurada em setembro de 2016. Desde então, a tecnologia vem equipando, em sua maioria, vans de passageiros e de cargas em utilização no Brasil.
Na opinião de Silvio Furtado, vice-presidente de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial ZF América do Sul, a consolidação dessa marca decorre, principalmente, pelos altos índices de qualidade da transmissão e devido ao seu perfil de aplicação, hoje destinado a um segmento que cresce a cada dia no Brasil, como é o caso do transporte urbano e de entregas delivery nas grandes cidades. “Esse segmento trouxe uma dinâmica acelerada à produção, que supera 100 unidades por dia na ZF”, relata.
Alexandre Brito, diretor de operações da ZF América do Sul, complementa que a 6S480 foi recebendo aperfeiçoamentos ao longo dos anos para atender as necessidades do mercado. “Completamos uma sequência de mais de 32 mil transmissões produzidas sem falhas, o que é uma marca diferenciada para qualquer linha de produção”, destaca.
A unidade brasileira se tornou o maior site de produção deste tipo de transmissão no mundo, seguida pela Hungria, que detém 30% da produção global. “Dentre as famílias de transmissões mais jovens produzidas pela ZF no Brasil, a 6S480 foi sem dúvida a que atingiu o maior número de produção da empresa nos últimos anos”, acrescenta Brito. Considerando uma média das versões e aplicações disponíveis atualmente, o seu índice de nacionalização ultrapassa 50%, com os demais componentes provenientes da Europa, Argentina e outros países.
Ideal para comerciais leves
A 6S480 é aplicada no setor de caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Possui seis velocidades, mecânica e sincronizada, com capacidade de torque de entrada de até 480Nm. A transmissão apresenta funções como assistente de rampa e identificação de marchas.
Trata-se de uma transmissão mais leve, com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.