Acordo envolve aquisição direta e também locação de veículos
Redação TranspoData
Crédito VWCO, Divulgação
Lançados este ano, os novos Volkswagen entrarão em operação em breve na Solar Coca-Cola. A venda envolve 21 unidades do Constellation 18.210 e dois do 26.260, e três Delivery 13.180. Além desses adquiridos diretamente pela Solar, mais de 100 caminhões VW passam a integrar a frota da empresa na modalidade de locação. Nesta negociação, a fabricante de bebidas se beneficiará do ganho de produtividade em capacidade de carga e da economia de combustível para distribuir seus produtos nas regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste.
A Solar Coca-Cola é a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e uma das 15 maiores do mundo. A Volkswagen Caminhões e Ônibus lidera vendas no setor de bebidas em todo o Brasil. “A Solar tem a sustentabilidade no centro do negócio, pois acreditamos que precisamos buscar o crescimento sustentável em todos os sentidos, trazendo benefícios para o meio ambiente, negócios, consumidores e toda a população”, destaca Orlando Fiorenzano, diretor de supply chain da Solar Coca-Cola.
Com a parceria da Volkswagen, a Solar está investindo na substituição dos caminhões mais antigos de sua frota e na compra de novos com motorização mais sustentável e com redução de emissão de poluentes. A companhia também está ampliando o projeto que substituirá a frota de motos. Em seis anos, metade das cerca de 3 mil motos de sua frota, que são movidas à combustão, deve ser substituída pelas que utilizam combustíveis alternativos.
Renovação completa
De acordo com a montadora, o novo portfólio entrega em média 10% mais de eficiência, com inovações em conforto, segurança e tecnologia. Os caminhões trazem uma coleção de soluções para os clientes da marca. “Renovamos toda a oferta com evoluções em eficiência, tecnologia, conforto e segurança para conquistar ainda mais o mercado. A Solar Coca-Cola é uma das primeiras grandes empresas a investir nessa solução, o que deve influenciar todo o setor de transporte de cargas”, projeta Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O investimento faz parte de uma série de iniciativas da Solar Coca-Cola para atender ao compromisso global de reduzir em 25% suas emissões até 2030. Desde 2020, juntamente com o Sistema Coca-Cola, participa do programa brasileiro GHG Protocol, metodologia usada no mundo para contabilizar e relatar emissões de gases de efeito estufa.