VWCO elevou para 22% o market share no Uruguai, no ano passado
Redação TranspoData
Foto VWCO, Divulgação
Com lançamentos e participação ativa no mercado global, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) celebra nova conquista em seu plano de internacionalização: a liderança de vendas de caminhões no Uruguai. De acordo com a Asociación del Comercio Automotor de Uruguay (Acau), a montadora comercializou 616 unidades e atingiu participação de 22% no ano passado, se posicionando como uma das escolhas preferidas das empresas uruguaias.
Com foco nos mais variados segmentos, os veículos Volkswagen que se destacaram em vendas foram o Constellation, versões 24.330, 24.250, 17.250 e 17.190; Delivery Express 9.170 e 11.180; e Meteor, que estreou no Uruguai completando o portfólio de caminhões. “A liderança da marca no país reflete a constante evolução e capacidade de montar estratégias baseadas no melhor para cada cliente. Este será um ano de muitas novidades para a marca e seguimos por novos recordes”, avalia Frank Gundlach, diretor de mercados internacionais.
Os resultados são frutos do plano de internacionalização da montadora, reforçando a participação no exterior e buscando mais oportunidades de negócios. “Atingir uma presença de quase 22% de market share em um mercado tão competitivo é uma conquista bastante significativa”, complementa.
Recentemente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus destinou dois modelos extrapesados ao Chile: o Constellation 25.460 para operações rodoviárias e o off-road 33.460, ampliando a gama de veículos do país e permitindo a adaptação dos clientes locais a diferentes necessidades e segmentos. Com esse lançamento, a marca desembarca em seu sétimo mercado internacional, desde que estreou com seu portfólio extrapesado. Completam a lista dos países habilitados a receber os modelos a Argentina, Costa Rica, o Panamá, Paraguai e o Uruguai, além do Brasil.
Para preparar essa expansão internacional, a montadora também investe na capacitação dos concessionários. A cada lançamento, há um treinamento intensivo das equipes mundo afora. No Chile, por exemplo, todos os colaboradores participaram de uma qualificação sobre os modelos extrapesados antes da chegada dos novos produtos, além de uma atualização sobre todo o portfólio de leves a pesados.