Fabricante apresentou, dentre as novidades, caminhão elétrico já à venda em outros países, que passará a ser testado no Brasil

Com zero emissões, o veículo é indicado para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 km

Crédito
Volvo, Divulgação

No balanço de fechamento dos cinco dias de negociações realizadas durante a Fenatran 2022, a diretoria da Volvo estimou valor superior a R$ 2 bilhões. O resultado é a soma das vendas de caminhões, planos de serviços, produtos financeiros, como seguros e consórcio, além de contratos de locação de veículos e outros itens do portfólio da marca. “É um volume excepcional num período curto de tempo”, definiu Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil.

A Volvo também bateu recordes de vendas de planos de serviço, de seguros e de consórcio. Ainda fechou contratos para locação de caminhões, um serviço novo que está sendo comercializado pela Locadora Volvo, empresa recentemente criada pela marca. A Volvo Financial Services, que oferece produtos financeiros para o grupo, levou para a feira condições especiais de financiamento, além de promoções para aquisição de seguros e consórcio.

Uma das principais novidades da Volvo foi o caminhão FM Electric. Com zero emissões, é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 km. O modelo tem opções com peso bruto total combinado de até 44 toneladas. Pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh) e ainda é dotado de freios de regeneração.

Ainda sem data para comercialização no Brasil, o modelo será testado em operações no país a partir do próximo ano. “Trazer o FM Electric para o Brasil é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

O executivo salientou que a marca está em contato com os clientes que queiram investir com a Volva nesta jornada. “Queremos vender e produzir caminhão elétrico aqui. E no momento certo, isso irá acontecer”, afirmou. Ressaltou, no entanto, entendimento de que não existe uma só solução na trilha da descarbonização do transporte. Para o executivo, haverá espaço para veículos elétricos a bateria e a hidrogênio, como também para os movidos com combustíveis alternativos. “Serão soluções para cada segmento, aplicação e perfil do cliente”, definiu.

O FM Electric tem potência de até 490 kW (660hp). Equipado com a caixa de câmbio I-Shift, é um veículo indicado para uma série de diferentes operações: desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

O novo caminhão tem baixíssimo nível de ruído, o que o torna opção para tarefas urbanas e à noite, sem provocar poluição sonora e incômodo em áreas residenciais. Pode até ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns, por exemplo.

Ao fim da jornada diária de trabalho pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua. Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma segunda vida de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.

Nova linha Euro 6

Nova linha F reduz consumo de combustível em até 8%

Outro atrativo da montadora foi a apresentação pública da nova linha F de caminhões pesados. Atendendo a regulamentação Euro 6/Proconve P8, com redução nas emissões, as novas versões do Volvo FH, FM e FMX têm consumo de combustível até 8% menor.

Com potências de 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540cv, o novo motor Volvo D13K é uma das grandes atrações. Mais robusto, possui um sistema de injeção common rail, com injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético. “Ele foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.

Agora o VEB+ (Volvo Engine Brake Plus) vem de série para todos os motores e modelos da linha F. Os novos caminhões mantêm todos os benefícios da geração anterior, incluindo as melhorias aerodinâmicas introduzidas recentemente no chamado Pacote Aero.

Destaque também para a nova linha VM. Além de mais sustentáveis, com menos emissões, os caminhões têm inúmeros aprimoramentos. Todas as versões vêm com um novo motor produzido pela Volvo e a nova caixa de câmbio I-Shift de sétima geração. O consumo de combustível, assegura a montadora, é até 10% menor, dependendo da carga e do tipo de operação.

O Volvo D8K, um motor de oito litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, tem uma tecnologia que se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando se precisa de mais desempenho. A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. A nova caixa de câmbio I-Shift recebeu aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas. A transmissão manual de nove velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City e VM Light Mixer.

Há também novas opções de tomada de força de fábrica e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. O desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar a economia e reduzir a emissão de gases poluentes.

Linha VM traz uma série de novidades para o mercado

O VM ganhou a função Heavy Start (subida pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. Sensores medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da arrancada em aclives.

O modelo VM tem agora o I-Roll, dispositivo que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança. Também é equipado com a Aceleração Inteligente Volvo, tecnologia que contribui para economizar combustível.

A segurança do VM também foi reforçada com a incorporação de freios eletrônicos EBS com ABS, que garantem distâncias menores de frenagem. Outras evoluções são o programa eletrônico de estabilidade e o auxílio de partida em rampa. Os veículos da nova linha saem agora com todos os espelhos auxiliares de série, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos. A cabine possui um novo painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução.

O VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, equipada com o motor de 360cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4×2, é um caminhão indicado para operações de logística e média distância, na faixa das 40 toneladas. Agora, os veículos vocacionais VM compõem a nova família VMX, com para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, com possibilidade de escape vertical, motores 290cv e 360cv, caixa manual ou I-Shift.

A família VMX traz o novíssimo modelo VMX MAX 6×4 rígido, com PBT de 34 toneladas, duas a mais que o antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de oito toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas e o mesmo eixo com redução nos cubos do FMX.

Planos de Serviços

A Volvo reforçou sua área de serviços, reformulando o que agora se chama Plano de Serviços. Na versão mais completa, o plano prevê todo o suporte para a gestão e manutenção da frota. Ele inclui a Manutenção Inteligente Volvo (MIV), Plano de Manutenção Ouro, treinamento de motoristas, planejamento das paradas e agendamento para manutenção no momento correto, manutenções corretiva e preventiva, o Voar (Volvo Atendimento Rápido) e, inclusive, a Gestão de Frota do Volvo Connect.

A fabricante também remodelou a estrutura de serviços para o segmento vocacional, de operações mais severas de transporte. O Volvo Extreme Service recebeu aprimoramentos no atendimento aos transportadores que atuam nos segmentos de mineração, construção, canavieiro e florestal, aglutinando uma série de ações para reforçar o suporte técnico de frotas que demandam mais atenção para atendimento em campo.

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