Recentes

Volvo chega à marca de R$ 100 milhões em negócios digitais

Primeiro passo da jornada digital da marca foi a criação do portal seminovosvolvo.com.br, em 2010

Roberto Hunoff

Foto Volvo, Divulgação

Pioneira no e-commerce na indústria de veículos pesados no Brasil, a Volvo atingiu o valor de R$ 100 milhões em vendas digitais, correspondente ao total comercializado com peças, serviços, veículos novos e seminovos e planos de serviço desde que a empresa começou a atuar nestes canais, há mais de uma década. “Há anos estamos evoluindo nessa jornada de negócios que nascem a partir de interações no ambiente digital. Começamos com caminhões seminovos, ampliamos para peças e serviços e, mais recentemente, temos vendido também caminhões novos dessa forma”, explica Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões.

O modelo de negócios é totalmente metrificado, com monitoramento das ações do primeiro contato do interessado até a conclusão da venda. O início de uma negociação pode se dar por meio de um dos sites da marca ou por campanhas ativadas em outros canais, como redes sociais ou whatsapp. “A presença digital da Volvo é estratégica e ocorre de forma totalmente integrada com a rede de concessionárias. Toda intenção de compra recebida pela fábrica é filtrada, classificada e conduzida na ponta pela Rede Volvo, gerando um ciclo virtuoso que dá segurança aos clientes”, assegura Alessandra Almada, gerente de marketing de caminhões e ônibus da marca.

O primeiro passo da jornada digital foi a criação do portal seminovosvolvo.com.br, em 2010. Pioneiro entre os fabricantes de caminhões, o site tornou-se uma referência no segmento de usados ao disponibilizar centenas de veículos espalhados fisicamente nas concessionárias da marca em todo o Brasil num único ambiente, sob gestão direta da Volvo. Por trás da plataforma há um robusto processo de negócios, que garante a procedência dos caminhões, revisão com critérios definidos pelos técnicos da fábrica, dentre outros fatores que dão segurança aos compradores. “Temos muitos casos de clientes que compram sem ver os veículos pessoalmente, tamanha é a reputação e confiança na marca e no processo digital”, assegura a executiva.

A Volvo esteve à frente também, em 2017, quando lançou o volvopecas.com.br, primeiro e-commerce de peças do setor de caminhões brasileiro. Todas as concessionárias participam do sistema. A plataforma digital é gerenciada pela marca, mas conta com o apoio da rede, que faz o faturamento dos itens e opera na logística de entrega para todo o Brasil. “É um modelo de marketplace similar ao e-commerce de grandes redes de varejo, que fazem a gestão da plataforma digital de compras, mas mobilizam vários parceiros para a venda e entrega dos itens”, esclarece Almada.

A marca também inovou ao ser a primeira no setor a conectar seu canal de vendas digitais de peças ao Instagram, uma das maiores e mais utilizadas redes sociais. Os clientes visualizam no aplicativo toda a carteira de componentes da marca. Com mais um clique, o sistema encaminha automaticamente o interessado para finalizar a compra no site volvopecas.com.br.

Os transportadores e gestores de frota ainda podem usar o meio digital para adquirir os planos de serviço da Volvo. São aqueles programas de manutenção que ajudam na gestão das frotas e na redução de custos operacionais, cobrindo todas as manutenções preventivas e corretivas, deixando o transportador livre para concentrar-se em seu negócio. Atualmente, oito entre 10 caminhões já saem de fábrica com algum tipo de plano de serviços contratado.

A meta, segundo Alessandra, é aumentar a venda de veículos, serviços e peças, mas também garantir benefícios reais aos clientes, proporcionando maior agilidade nas entregas, melhorando processos. No chamado “Mundo Volvo”, com presença em mais de 100 países, a operação brasileira é considerada a mais digitalizada. “Nos tornamos referência nessa área para as demais unidades do grupo”, observa a gerente.

 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais recentes

Inscreva-se em nossa Newsletter

E fique por dentro de todas as novidades, em primeira mão.