Volvo chega a mais de 5 mil caminhões elétricos vendidos em todo o mundo. A marca iniciou as vendas de caminhões elétricos em 2019 e os veículos estão rodando por mais de 50 países
Mauro Cassane
Volvo, Divulgação
A Volvo iniciou oficialmente as vendas de seus modelos de caminhões elétricos em 2019 na Europa. Nas contas da empresa, atualmente mais de cinco mil unidades circulam por cerca de 50 países e, conjuntamente, já percorreram mais de 170 milhões de quilômetros. Caminhões elétricos ainda brigam com limitações em termos de autonomia e, sobretudo, com preços mais elevados, mas eles, por ora são as melhores opções para zerar emissões de CO2 e reduzir ruído.
“É gratificante ver que nossos clientes vêm abraçando esses benefícios numa ampla gama de segmentos de transporte”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Nossos caminhões elétricos oferecem uma alternativa sustentável, que apoia os negócios tanto dos transportadores quanto dos embarcadores. Muitos deles seguem expandido suas frotas elétricas conosco”, assegura.
A linha atual de caminhões elétricos da Volvo atende às necessidades de distribuição urbana e regional, bem como os segmentos de construção e coleta de lixo. Os principais mercados para esses veículos são Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Noruega e Suécia. Na América Latina, os elétricos Volvo rodam no Brasil, Uruguai e Chile.
A entrada pioneira da Volvo no segmento de caminhões elétricos trouxe uma experiência única para a marca em transporte com zero emissões. Os benefícios vão além dos ganhos ambientais: os motoristas estão experimentando um ambiente de trabalho significativamente melhor, com níveis de ruído muito mais baixos e menos vibrações.
Além disso, a Volvo também aprimorou conhecimento na otimização do uso de energia instalada, financiamento, carregamento e manutenção de caminhões elétricos.
Para chegar à sua meeta de zerar as emissões de CO2 em seus veículos até 2040, a Volvo aposta em tr~es caminhos: caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos a célula de hidrogênio e motores a combustão com combustíveis renováveis (hidrogênio verde, biogás GNL, biodiesel e diesel verde HVO).