Volvo anuncia resultados de seus negócios no País, em 2023, Volvo destacou expansão nos segmentos de caminhões pesados, ônibus rodoviários e serviços financeiros

Mauro Cassane

Volvo, Divulgação

Antes de começar apresentar os resultados positivos da Volvo, Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, fez questão de dizer que já estão em curso, na Europa e América Latina, testes com Volvo FH 100% elétrico. E há também caminhões da marca circulando, em avaliação, com células de hidrogênio. A ideia é deixar no ar que novidades neste sentido podem ser anunciadas em breve.

No balanço de seus negócios no País, a Volvo celebrou as vendas de caminhões. Com pouco estoque de veículos Euro 5, a empresa chegou a perder mercado no início do ano, mas logo se recuperou depois do primeiro trimestre de 2023.

A fabricante fechou 2023 com 23,9% de participação no segmento de pesados acima de 16 toneladas e, com o FH 540, o caminhão mais vendido do País (7.200 unidades emplacadas ano passado), obteve participação folgada de 30,7% no segmento de extrapesados (considerando apenas veículos Euro 6). A Volvo ficou na terceira posição entre os caminhões mais vendidos do País, com participação, no total, de 18,86% segundo dados da Fenabrave.

Wilson Lirman, presidente da Volvo

Só Volkswagen Caminhões e Ônibus e Mercedes-Benz venderam mais caminhões que a Volvo (lembrando que as duas marcas alemãs oferecem toda gama de caminhões – dos leves aos pesados e a Volvo só trabalha com semipesados e pesados).

Isso significa que a Volvo comercializou 19.644 caminhões ano passado, deste total 14.020 unidades foram veículos Euro 6. Quando se computa apenas os caminhões Euro 6 vendidos no ano passado, a Volvo emplacou 10.296 unidades dos modelos FH, FM e FMX e 3.724 unidades da linha VM.

A Volks, líder, vendeu 27.015 caminhões e a Mercedes, segundo lugar, 26.236 unidades. Para se ter uma ideia, a Scania, que atua nos mesmos segmentos que a Volvo, ficou na quarta posição, com 12.440 veículos emplacados.

De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor de vendas da Volvo, cerca de 40% das vendas totais de caminhões, no ano passado, foram veículos Euro 5.

Considerando vendas em toda América Latina, a marca comercializou 23.652 caminhões na região e o Brasil representou 83% deste volume.

Com 7.200 unidades emplacadas, o FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, entre todas as classes, uma posição alcançada pela quinta vez consecutiva. Além da liderança geral, o Volvo FH 540 foi também o caminhão Euro 6 mais emplacado no mercado brasileiro, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação. Outro destaque foi o modelo FH 460, com 3.783 emplacamentos, sendo 3.167 com motor Euro 6. “Nenhuma outra marca emplacou tantos pesados Euro 6 como a Volvo”, comenta Cavalcanti.

Alcides Cavalcanti, diretor da Volvo

Serviços e seminovos

De acordo com balanço da Volvo, oito em cada dez caminhões comercializados estão cobertos com contrato de Plano de Serviços da marca. O Volvo Connect, a plataforma de conectividade, cresceu em 20% o número de contratos no último ano.

Nos negócios com seminovos, a marca fechou o ano com 1.799 unidades comercializadas totalizando mais de 20 mil veículos vendidos nos últimos 25 anos em que a empresa atua neste segmento. Segundo a Volvo, a marca  lidera as vendas de usados entre os fabricantes que atuam com seminovos.

Locação e serviços financeiros

Assim como suas concorrentes, a Volvo já tem bons números para comemorar com esse novo negócio, iniciado no ano passado. A Locadora Volvo fechou 850 ativos locados em seu primeiro ano de atividades. A nova operação é um dos destaques da Volvo Financial Services (VFS), divisão financeira da marca que teve em 2023 o melhor ano de sua história no País, alcançando uma carteira total de R$ 22 bilhões em ativos, um crescimento de 20% frente ao exercício anterior.

Sobre locação, diz Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial: “é o chamado conceito de ‘caminhão como um serviço’. Em vez de serem comprados pela transportadora, os veículos são alugados pela Locadora Volvo, em pacotes que podem incluir outros serviços, como manutenção, conectividade e treinamento de motoristas, por exemplo”.

A empresa destacou a atuação de seu sistema de consórcio que registrou aumento de 24% em comparação com o ano anterior chegando ao volume recorde de 2,1 bilhões de reais em novas cotas.

Crescimento em ônibus rodoviários

Com o fim da pandemia e retomada de fôlego do segmento de turismo, a Volvo tabulou crescimento em sua operação de ônibus no Brasil. Foram 704 chassis comercializados no País, uma evolução de 6,4% na comparação com o período anterior e share de 2,86% no mercado  nacional de ônibus. No segmento de rodoviários, a expansão foi de 60% nos licenciamentos.

Além do Brasil, que representou 55% das vendas na América Latina, a marca destaca vendas para o Chile e Peru, que juntos participaram em 30% das 1.275 entregas de ônibus Volvo no continente.


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