Crédito
Foto Volvo, Divulgação
Objetivo do programa é conscientizar os empresários para escolha mais consciente de seus caminhões
O Programa Nacional de Etiquetagem Veicular, em vigor desde 1º de janeiro, institui a publicação, em meio digital, de etiquetas sobre itens de segurança em caminhões. A iniciativa permite comparar os recursos oferecidos pelos diversos fabricantes. O programa foi estabelecido pela portaria 374 do Departamento Nacional de Trânsito, que regulamenta alguns dos requisitos para adesão das montadoras de caminhões ao Programa Rota 2030, ação governamental de incentivo à inovação e desenvolvimento tecnológico na indústria automotiva.
As etiquetas dos caminhões Volvo estão disponíveis junto às fichas técnicas de cada modelo no site da marca – volvotrucks.com.br . “A etiquetagem veicular traz informações de desempenho dos veículos considerando atributos de segurança ativa e passiva. O objetivo é auxiliar os transportadores na escolha mais consciente de seus caminhões”, afirma Alexandre Parker, diretor de responsabilidade corporativa e institucional da Volvo.
Recursos como piloto automático com frenagem automática de emergência, controle eletrônico de estabilidade, monitoramento da faixa de rodagem e detector de atenção do motorista, entre outros, têm sido cada vez mais demandados. “Temos relatos de transportadores que atestam a contribuição efetiva desses recursos para evitar acidentes”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
A montadora também compartilha com a sociedade a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca envolvendo seus veículos. Para alcançar esse objetivo, a Volvo entende como essencial o investimento na educação cidadã e conscientização sobre o tema. Há mais de 30 anos o Programa Volvo de Segurança no Trânsito mobiliza o setor de transporte reconhecendo ideias e ações que reduzem acidentes.
Nos últimos anos, o programa vem se dedicando à promoção da ISO 39001, norma de gestão para transportadoras, com foco na gestão de segurança. Mais de 1 mil profissionais do transporte já participaram de workshops em todo o Brasil e já há frotistas certificados, com resultados comprovados de redução de acidentes. Outra iniciativa é o App Eu Rodo Seguro, uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal. O aplicativo emite alertas sonoros quando o motorista estiver se aproximando dos trechos de maior risco nas BRs. Os pontos mais perigosos são atualizados a cada semestre, com base nas estatísticas da PRF.
- Próxima matéria: Frigo King cresce 26% em ano de crise
- Matéria anterior: Mercedes exporta 50 caminhões para o Peru