Variações nos preços do Diesel S-10 e Comum: Uma análise detalhada da primeira quinzena de janeiro no Brasil

O impacto das decisões da Petrobras e a reoneração de tributos refletem em ligeira queda nos valores do diesel, revela Índice de Preços Edenred Ticket Log

Redação TranspoData

Foto, Divulgação

O Preços do Diesel S-10 e Comum, amplamente utilizado em território brasileiro, apresentou uma queda de 0,65% nos postos de combustíveis do país durante a primeira quinzena de janeiro em comparação ao fechamento de 2023, fixando-se em R$ 6,14 por litro. Essa redução foi consequência direta dos cortes de preços implementados pela Petrobras, aliados à reoneração de tributos federais. As informações foram reveladas pelo Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) em comunicado divulgado nesta segunda-feira (15).

No mesmo período, o diesel comum também registrou uma queda de 0,5%, atingindo o valor de R$ 5,99 por litro, conforme apontado pela pesquisa, que se baseou em abastecimentos realizados em 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log em todo o país.

Douglas Pina, diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, ressaltou que “a redução para o diesel anunciada no final de dezembro, somada à reoneração do combustível em vigor desde o dia 1º de janeiro, resultou em um recuo sutil de menos de 1% no preço repassado aos motoristas”, conforme destacado em nota oficial.

O ligeiro recuo nos preços do Diesel S-10 e Comum, ocorreu após a Petrobras promover reduções significativas no preço médio do diesel vendido em suas refinarias às distribuidoras, em duas etapas: em 8 de dezembro e 27 de dezembro, com percentuais de 6,7% e 7,9%, respectivamente.

É importante ressaltar que o repasse desses ajustes da Petrobras nas refinarias para os consumidores finais nos postos não ocorre de maneira imediata, estando sujeito a uma série de fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda, além da adição de biocombustíveis. Essa dinâmica complexa influencia diretamente nos valores finais praticados nos postos de combustíveis em todo o território nacional.


<< Anterior                                                                                                                                                           Próxima  >>

 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *