Ao completar 15 anos, TranspoData se reinventa em um ambiente de aceleradas e radicais transformações em termos de comunicação e tecnologia.
TranspoData começou a circular há 15 anos. Foi o período de maior aceleração e impactação tecnológica em todo o planeta. Nesta última década e meia grandes mudanças, especialmente no jeito de se comunicar, transformaram radicalmente o mundo. Só para se ter uma ideia, quando a revista nasceu, em 2007, a internet ainda era 2G em um período em que celular só servia mesmo para fazer ligações, tirar umas fotos bem ruins e receber mensagem de SMS.
No mesmo ano em que TranspoData ganhou seu nome atual (deixando de lado o nome “Caminhão & Cia”) a Apple apresentava ao mundo seu smartphone iPhone, deflagrando, naquele momento, uma revolução tecnológica sem precedentes na história da comunicação.
Dali para frente tudo se acelerou extraordinariamente. iPhone 3, que chegou de maneira retumbante ao Brasil em 2008, já é peça de museu. Em 15 anos a Apple apresentou, sucessivamente, mais de 22 novas versões de seu smartfone cuja e agora o mercado já espera o que vai vir com o iPhone 14.
TranspoData nasceu neste ambiente de intensas inovações tecnológicas, particularmente em comunicação. É uma mídia que começou já na era digital e, por isso mesmo, já deu seus primeiros passos dentro desse processo.
Em 2012, quando a publicação passa integralmente para o comando de Rinaldo Machado, que foi um dos artífices de sua criação, o setor de transporte rodoviário de carga dava seu mais importante passo: as motorizações dos caminhões pularam do Euro 3 diretamente para o Euro 5, trazendo, junto, um pacote tecnológico que permitiu, além de menos emissão, muito mais eletrônica e digitalização nos veículos de transporte de pessoas e carga.
Com o mercado, naquele momento, acelerado, TranspoData começou, em 2013, a realizar seminários regionais para discutir os novos rumos do transporte e já falar, também, de sustentabilidade. “A inovação está em nosso DNA, nascemos em um ambiente disruptivo e conseguimos apresentar diversas soluções de comunicação com o setor em consonância com os novos tempos”, comenta Rinaldo Machado, Publisher de TranspoData.
Já em 2016, período crítico para a economia nacional, TranspoData inovou novamente ao lançar o Top Of Mind dos Transporte, iniciativa que demonstra, por meio de pesquisa de opinião pública, quem são as marcas mais lembradas e mais valorizadas do setor de transporte de carga. A revista passa por total reestilização e ganha moderna versão digital, potencializando seu alcance junto a pequenos e médios frotistas, sem deixar de lado, o tradicional: a revista impressa.
Em 2017 TranspoData marcava história na FENATRAN com um estande valorizando sua multiplataforma, fazendo entrevistas em vídeo com os principais expositores e entregando a seus leitores e internautas uma das mais completas e dinâmicas coberturas da principal feira do setor no Brasil.
2020, primeiro ano da pandemia Covid-19, TranspoData inova lançando a série “Notáveis do Transporte” que promove o diálogo entre grandes frotistas sempre com temas relevantes e caros ao setor. (FOTO DAS LIVES). Também emplaca uma série de eventos com o programa “Truck Drive in Experience” que permite que importantes marcas do setor demonstrem, na prática, seus produtos e serviços aos principais interessados: os motoristas.
No ano passado, ainda sob os efeitos e travas da pandemia, a editora apresenta ao mercado sua plataforma Omnichannel A.L.O. TranspoData permitindo que internautas e leitores tenham à disposição diversos canais como a revista impressa, a revista digital, programa em vídeo em seu canal no Youtube e, igualmente, o mesmo programa, dividido por temas, na forma de podcast.
Neste ano, ao completar 15 anos de atividades ininterruptas, TranspoData agora é 100% digital, quadruplicando seu alcance junto ao seu público-alvo e, para complementar, a editora também lançou a Rádio Caminhão, plataforma digital, em estilo podcast, totalmente orientado para motoristas profissionais.
Há grandes e constante inovações em andamento. Nesta década de grandes transformações, a editora entende a fundamental importância de abrir mais espaço à multimodalidade sem perder de vistas, naturalmente, sua essência: a mobilidade urbana e o transporte rodoviário. Assim como a Apple moderniza, constantemente o iPhone, TranspoData segue na mesma toada de se reinventar e apresentar, sempre, novidades e modernizações buscando oferecer a melhor plataforma de comunicação do Brasil para o setor de transporte e logística.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Hegemonia rodoviária
- MATÉRIA ANTERIOR