Ferramentas atuam desde o planejamento até orçamentos e gestão das operações

Redação TranspoData

Foto Trimble, Divulgação

Segundo publicação recente do McKinsey Global Institute, a construção tem um desempenho produtivo desfavorável quando comparado com as indústrias e outros setores econômicos. Mesmo representando o menor desempenho comparativo, os negócios do ramo ainda são dos mais robustos da economia, contribuindo com cerca de US$ 10 trilhões em investimentos globais todos os anos, com potencial de crescer mais US$ 1,6 trilhão caso resolva os gargalos de produtividade.

De acordo com o estudo, os desafios em obras se devem a pontos como o aumento da complexidade dos projetos, dos canteiros de obra e problemas de gestão generalizados. Para alcançar o potencial máximo do setor, os autores da análise sugerem ações conjuntas e destacam a tecnologia como principal aliado para acompanhar todo o processo da construção, desde seu planejamento, até orçamentos e gestão das operações, mesmo que à distância.

O gerente de soluções de campo para construção civil da Trimble, Franco Ramos, indica o uso combinado de soluções para os empreendimentos e destaca em quais fases promovem maior economia. “Pensando em produtividade, as ferramentas digitais da Trimble, por exemplo, podem acelerar não apenas o início das obras, com planejamento 50% mais rápido, como também os serviços de terraplenagem, com escavações 30% mais econômicas e nivelamentos 30% mais rápidos. Também é possível melhorar o gerenciamento da informação, trabalhando com levantamentos, modelagem 3D e conectividade campo-escritório”, explica.

O WORKSOS é uma ferramenta que conecta as máquinas e os sistemas de posicionamento ao escritório através da nuvem, permitindo o gerenciamento remoto de todos os processos e ativos em obras. A solução, de acordo com Ramos, aumenta a eficiência, pois permite mais colaboração e comunicação entre a equipe, que pode envolver múltiplos usuários, dando aos interessados acesso imediato às informações mais recentes, fluxos de trabalho e status do projeto para capacitar a tomada de decisões.

Já o WorksManager permite que os usuários transfiram dados, como projetos 3D, para o canteiro de obras sem fio, aumentando a eficiência e economizando tempo e recursos financeiros com deslocamentos. Outras soluções são o software de acompanhamento de obras Business Center, os sistemas de posicionamento Siteworks e os de controle de máquina Earthworks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here