Ônibus elétricos e avançadas soluções também para motores a diesel serão destaques da Lat.Bus 2024

Mauro Cassane

Imagem, Divulgação

Neste início de agosto, por três dias, de 6 a 8, a Lat.Bus ocupará 600 metros quadrados do pavilhão São Paulo Expo, na capital paulista. Ali dentro estarão as grandes protagonistas nacionais que atuam no segmento de ônibus rodoviários, urbanos, turismo e fretamento. Muitas são as novidades apresentadas principalmente entre os encarroçadores e fabricantes de chassis que estão otimistas e de olho nas possibilidades de ampliação e renovação de frota especialmente por conta das promessas de melhorias no transporte público alardeadas por centenas de candidatos ao cargo de prefeito no Brasil.

As eleições acontecem neste ano e, se promessas forem mesmo cumpridas, a partir de 2025, ao tomarem posse, alguns prefeitos abrirão licitações para aquisição de novos ônibus. A cidade de São Paulo, por exemplo, já começou processo de renovação de sua frota de ônibus urbanos com foco, agora, em veículos elétricos: foram incorporados cerca de 1,3 mil novos ônibus elétricos. A prefeitura tem planos de substituir até 20% dos ônibus urbanos movidos a diesel por novos ônibus 100% elétricos até o final deste ano (é mais certo que essa questão ficará para avaliação da próxima gestão).

Fabricantes como Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Volkswagen, com larga tradição na fabricação de chassis de ônibus, estarão presente ao evento expondo seus chassis 100% elétricos para aplicação urbana e, também, outras opções igualmente sustentáveis, mas ainda apostando em melhorias dos motores do ciclo diesel e do ciclo Otto como os ônibus a gás.

A divisão voltada exclusivamente para ônibus da Iveco, batizada de Iveco Bus, vai apresentar a Daily Minibus (a Iveco tem modelo eletrificado), o chassis BUS 17-210 G e modelo BUS 17-280 com suspensão pneumática. A empresa atua com muita força no segmento escolar (terá modelos em seu estande) mas vai expor modelos de chassis para aplicação urbana, rodoviária e turismo.

Vale destaque para o chassi BUS 17-210 G, a aposta da Iveco em veículos urbanos de baixa emissão movidos a gás natural e biometano. De acordo com Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, “a linha de produtos em exibição no evento reflete perfeitamente a capacidade da empresa em fornecer soluções de mobilidade eficientes, confiáveis ​​e sustentáveis ​​respeitando os custos operacionais da região e o melhor TCO (Custo Total de Propriedade) para cada tipo de operação”.

O motor FPT Industrial de 210 cv de potência e 760 Nm de torque permite que o BUS 17-210 G seja operado com gás natural ou biometano. Na operação, o uso do gás garante reduções de 90% de dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido de carbono (CO2). Abastecido com biometano, a emissão de CO2 é até 95% menor. A autonomia pode chegar a até 350 quilômetros, com até 9 cilindros para armazenamento. De acordo com a Iveco, o tempo de abastecimento é rápido, em cerca de 20 minutos.

  • Mercedes-Benz

Líder do mercado de ônibus, no evento, a Mercedes-Benz destacará diversos modelos para aplicação urbana e rodoviária. O público poderá conferir de perto modelos como o chassi de ônibus rodoviário O 500 RSD de 450 cavalos de potência, que teve ampliado o seu pacote de segurança de série. Também o novo chassi OF 1621 desenvolvido especificamente para fretamento. E ainda o eO500U, o ônibus urbano elétrico à bateria, que já é realidade em cidades paulistas como São Paulo e São Caetano do Sul.

  • Scania

A fabricante sueca chega otimista com o mercado de ônibus na Lat.Bus. Nos segmentos onde atua, acima de 8 toneladas, somando chassis rodoviários e urbanos, a marca emplacou 237 unidades neste ano (de janeiro a maio), registrando alta de 137% sobre as 100 unidades do mesmo período do ano passado. A participação no mercado também subiu de 1,3% para 4,8%.

De acordo com Gustavo Cecchetto, gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania (leia-se executivo que cuida das vendas de ônibus da marca no Brasil), no segmento dos urbanos, os três modelos de maior procura são o K 280 4×2 (tamanho padron de 12,5m a 14m), K320 6×2 (tipo padron 15m) e articulado K320 6×2/2, de 18m a 21m. Já para aplicações rodoviárias, os modelos mais procurados são  K 320 4×2 (feito para fretamento, linhas rodoviárias de curtas distâncias), K 370 4×2 e 6×2 (linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias), K 410 6×2 (trajetos rodoviários de médias e longas distâncias, além do turismo), e, por fim, o K 450 e o K 500 8×2 – linhas rodoviárias em longas distâncias e turismo.

O executivo diz que uma inovação tecnológica da empresa, batizada de “controle de aceleração”, fez diferença a favor dos resultados positivos com vendas de ônibus. “Com este controle de aceleração, tanto para veículos rodoviários como urbanos, os ônibus Scania ficaram mais econômicos e com eficiência energética 11% melhor que as versões Euro 5 que tínhamos no mercado”.

No estande da Scania os visitantes vão conhecer todo portfólio da empresa com a equipe de vendas que estará lá. Mas expostos mesmo serão dois produtos: o chassi K 230E B4x2LB (o elétrico que a Scania vai começar a produzir no Brasil a partir do ano que vem) e o rodoviário K 500 8×2. Uma novidade que vale a pena conferir: todos os chassis da Scania ganharam novo painel digital com nova arquitetura eletrônica, item que agrega não apenas mais beleza estética mas também aperfeiçoa serviços o acesso mais amigável ao dispositivos de segurança, por exemplo.

Animada com suas vendas neste segmento, a Scania vai trazer mais de 100 clientes para visitar a Lat.Bus. Metade deste grupo, segundo o executivo de vendas de ônibus, são clientes do consórcio da marca que adquiriram cota de ônibus e, no evento, vão participar de sorteio de um chassis K 410 6×2. Cecchetto estima que, apenas na feira, cerca de 150 novos pedidos podem ser firmados. “Fechamos 90 negócios no evento do ano passado, mas neste ano, certamente com o mercado mais aquecido, vamos ultrapassar bem este número”.

  • Volkswagen

A montadora terá em seu estande tanto um urbano elétrico como, também, seu chassis 22.260 S, conhecido como o superônibus VW, por ter a maior capacidade técnica do segmento urbano com 15 metros no mercado brasileiro, transportando até cerca de 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros.

Para aplicações mais duras, como demanda os ônibus do programa Caminho da Escola, a empresa tem o novo Volksbus 8.180 E. Ideal para as aplicações fora de estrada, esse chassis vem equipado com motor de 3.8 litros com 180 cv de potência e 600 N.m de torque. O veículo  conta em sua configuração com o sistema de suspensão reforçado e elevado em relação ao solo, para um melhor desempenho nas aplicações fora de estrada, e também traz o eixo traseiro com bloqueio automático do diferencial, o que ajuda a vencer terrenos acidentados e escorregadios.

O chassis urbano elétrico da Volks é o e-Volksbus que realizou seus primeiros testes em maio do ano passado no Rio de Janeiro e Curitiba. O protótipo tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

Além disso, vem com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do veículo. Outro diferencial é que tem proteção contra inundação, adequando o produto às realidades de operação Brasil. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.

Ainda na fase protótipo, o modelo utiliza a solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal,  módulo central e módulo traseiro.

A empresa informa que dará início à produção de seu ônibus elétrico ainda neste ano. O modelo chamado e-Volksbus está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende, RJ.

“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

  • Volvo

Um dos destaques da marca será o chassi de ônibus biarticulado 100% elétrico. O biarticulado elétrico será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba, PR, e poderá ser exportado para diversos países onde há cidades com BRT. A marca promete outras novidades mas preferiu não antecipar à reportagem de Transpodata.

 

 

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