A Fiat Toro Ranch se comporta como um SUV na cidade e uma genuína 4×4 na roça
Mauro Cassane
Fiat, Divulgação
Se você procura uma boa picape de uso misto, porte médio e que vai muito bem na cidade, estrada e na terra, a versão Ranch, da Fiat Toro, vai te atender perfeitamente bem. É um veículo de boa postura e que, embora um pouco menor, tem porte muito parecido com as picapes médias mais tradicionais como as Hilux, Ranger e S10.
Para as picapes Toro a Fiat tem duas opções topo de linha, ambas na faixa de 222 mil reais: a Ultra (que já testamos aqui), mais sob medida para quem prefere mesmo estrada e aplicação urbana, e a Ranch (que você vai conhecer nesta avaliação), feita para agradar quem gosta é de fugir das cidades e curtir a vida rural.
O motor é um ponto forte. É um 2.0 turbodiesel harmonizado com a competente transmissão automática ZF de nove velocidades. Avaliamos com duas pessoas e carga média, como lastro, de 400 kg (a carga útil da Toro é de 1.010 kg). Nesta condição, os 170 cv faz bonito tanto em situações urbanas com aclives acentuados como, também, na estrada, com retomadas seguras e rápidas.
Ajuda muito o torque de 35,7 kgfm a 1.750 rpm cuja força mantém o motor sempre em rotação baixa mesmo quando é preciso pedir mais velocidade. Não é preciso esforço, ou pisar muito fundo, para ter respostas rápidas do motor.
A transmissão é suave, trocas quase imperceptíveis, e sempre mantendo o motor com giro na faixa econômica. Fizemos uma aferição simples do consumo, considerando 200 km de estrada e 30 km de cidade: 12,2 km/l. Uma média muito boa para este tamanho de carro carregando perto de 550 kg.
A tração 4×4 é integral o que a torna boa de curva e confiante em estradas de terra (não avaliamos na lama). A direção elétrica (item que deveria ser de série em todas as picapes) eleva significativamente o conforto ao dirigir.
O espaço interno da Ranch é generoso para motorista e o passageiro ao seu lado. Já no banco traseiro, o espaço é mais restrito. A ideia foi privilegiar mais a caçamba que tem generosa capacidade de 937 litros de carga.
Outro ponto positivo desta nova geração de motores diesel: são muito mais silenciosos. Transmissão e motor bem ajustados, rotação baixa e injeção eletrônica são os responsáveis tanto por menos ruído como também por menor consumo de combustível. Com os vidros fechados, na estrada, em nona marcha, parece que você está dentro de um auto elétrico.
Se sua ideia é botar mesmo a Toro Ranch na terra, fique tranquilo que ela vai bem e não vai te passar aquele desconforto que parece que tudo está rangendo e trincando. A suspensão multilink funciona como relógio e absorve impactos poupando motorista e passageiros de sentir buracos e lombadas.
Por dentro, a sensação é de estar em uma SUV. A ergonomia é muito boa e, ao centro, motorista e acompanhante contam com navegação intuitiva e simples em um display de 10,1 polegadas que se conecta com celular facilmente. Ou seja, todos os controles, com o auxílio do volante multifuncional, estão bem às mãos do condutor.
A Toro Ranch é, decerto, um veículo muito bem equilibrado quando se pensa em itens importantes para quem procura uma picape que possa atender com eficiência tanto o dia-a-dia nas grandes cidades como também as peculiaridades da vida no campo.
Ficha técnica – Fiat Toro Ranch
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