Atracação do porta-contêineres San Marco Maersk inaugura nova fase para o terminal
Redação TranspoData
Foto TCP, Divulgação
A TCP, empresa que administra o terminal de contêineres de Paranaguá (PR), recebeu em seu cais o navio San Marco Maersk. Com 333 metros de comprimento e 48 de largura, com capacidade para transportar 9.669 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), é a primeira embarcação a utilizar o novo calado operacional máximo de 12,60 metros.
A ampliação do calado (profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha da água), de 12,10 para 12,60 metros, traz benefícios diretos à navegação, tais como o ganho de capacidade de transporte nas embarcações e maior segurança nas operações portuárias. A estimativa é que, com 50 centímetros a mais de calado, aproximadamente 400 TEUs adicionais de contêineres cheios podem ser transportados por navio.
Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP, afirma que a atracação de um navio utilizando o novo calado operacional marca o início de uma fase inédita para o terminal e fortalece sua posição estratégica como um hub portuário ainda mais competitivo no cenário global. Outro benefício citado pela gestora é a otimização dos processos logísticos, reduzindo o tempo de espera das embarcações e melhorando a fluidez das operações. “Com maior capacidade de transporte de carga nos navios que chegam à TCP, os clientes são impactados de forma direta, pois podem contar com operações mais ágeis e eficientes para importar e exportar suas mercadorias”, acrescenta.
Impacto na economia local
A TCP passou a contar com o novo calado operacional a partir da revisão da portaria nº 306/2024/APPA, homologada no final de novembro pela Portos do Paraná, após parecer favorável da Marinha do Brasil e Praticagem. “Com o calado maior, podemos receber navios mais pesados, realizando manobras e operações com maior segurança e eficiência no Porto de Paranaguá. A redução do tempo de espera para atracação e desatracação oferece vantagem financeira aos clientes, que podem operar volume maior de mercadorias em uma única viagem de forma mais rápida”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O aumento do calado operacional ocorreu após a conclusão das obras de derrocagem submarina de uma parcela das Pedras Palanganas, localizadas na região do canal de acesso ao porto. Foram removidos do leito marinho aproximadamente 20 mil metros cúbicos de rochas.
Atualmente, a TCP é o terminal de contêineres com o maior número de serviços marítimos no Brasil: são 25 escalas semanais regulares, com cobertura global e cabotagem, o que amplia as opções de transporte e facilita o fluxo de cargas para os mercados interno e externo. O porta-contêineres San Marco Maersk faz parte do serviço Samba, que conecta a costa leste da América do Sul à Europa, passando por Argentina, Uruguai, Brasil, Marrocos, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Bélgica.