Em sua 30ª edição, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva pretende apresentar os caminhos energéticos mais factíveis para o país
Redação TranspoData
Reprodução SIMEA, Divulgação
Principal fórum de debates técnicos do setor automotivo brasileiro, o SIMEA 2023 (Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva), organizado e promovido pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), chega à sua 30ª edição, com o macrotema “O Brasil e o futuro sustentável da mobilidade”. A programação será desenvolvida nesta quarta e quinta (16 e 17 de agosto) no Novotel Center Norte, em São Paulo.
Paulo Jorge Santo Antonio, diretor de emissões e consumo de veículos pesados da AEA e coordenador do evento, assinala que a 30ª edição pretende destacar que o Brasil precisa e deve se preparar para a mobilidade sustentável, em busca de soluções inteligentes que se encaixem no mercado brasileiro, mas também aplicáveis no contexto global. “Vamos ampliar o debate ao abordar o futuro sustentável da mobilidade para um país que possui uma vasta plataforma de soluções energéticas e não somente a elétrica, sem, no entanto, descartar essa possibilidade”, argumenta.
O simpósio terá dois painéis, três palestras especiais e uma mesa redonda no auditório principal, e a apresentação de 60 trabalhos nas quatro salas destinadas às sessões técnicas. O painel de abertura, logo após a cerimônia oficial, terá por tema “Tendências (cenário) e políticas públicas”. Representante do Ministério das Minas e Energia participará do painel com os presidentes da Anfavea, Márcio de Lima Leite, e do Sindipeças, Claudio Sahad. Ao final das palestras, haverá debate.
O painel do segundo dia tratará sobre “O futuro da mobilidade sustentável” a partir de palestras com Everton Lopes, vice-presidente da AEA; Marlon Arraes, diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério das Minas e Energia; e Ciro Biderman, professor da Fundação Getúlio Vargas. A palestra especial terá apresentação do tema “Estratégia de apoio financeiro à descarbonização da cadeia automotiva”, com Luiz Brant, coordenador de inovação da ABGI Brasil. A sessão de encerramento será conduzida por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, e por Gastón Diaz Perez, presidente de honra do SIMEA 2023. Demais informações estão disponíveis em https://www.simea.org.br/2023/pb/#.