Maior produtora de biometano da América Latina compra 100 caminhões Scania movidos a gás para locar a seus clientes
Mauro Cassane
Scania, Imagem
Os dirigentes da Gás Verde, a maior produtora de gás biometano da América Latina, tiveram uma ideia comercial não apenas criativa, mas sustentável e que pode ser muito rentável. Eles compraram 100 caminhões movidos a gás da Scania e vão locar para empresas que precisam, na operação, demonstrar que estão trabalhando com redução significativa de emissões de poluentes.
Deste modo, além de produzirem o gás biometano (cuja matéria-prima é gratuita) ainda oferecem, também, em regime de locação, os veículos. Para solução ser perfeita e redonda, sem tropeços, a empresa também cuidou para garantir abastecimento nos trajetos principais de seus clientes.
Além dos caminhões movidos a biometano, a Gás Verde oferece um pacote completo que inclui o aluguel dos veículos, garantia de abastecimento nas principais rotas do Sudeste – região que concentra a maior parte do transporte de cargas no país – e um plano de manutenção Scania Pro Premium, que assegura maior disponibilidade e eficiência operacional.
“Para a Scania, esta parceria com a Gás Verde é uma constatação da assertividade na venda de uma solução completa. O nosso caminhão a gás movido a biometano proporciona aos clientes a melhor eficiência energética, mais de 90% de redução de CO2 e maior disponibilidade por meio do Plano de Manutenção Scania Pro Premium. A locação é uma alternativa atrativa para expandir o perfil de operação dos nossos clientes”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
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É robusta a lista de potenciais clientes da Gás Verde. A JSL, uma das maiores empresas de logística do país, já incorporou caminhões a gás em sua frota, com foco em reduzir emissões e custos operacionais (neste caso, eles têm também a própria locadora). A Rumo Logística, especializada em transporte de cargas de alto valor agregado, também está testando veículos movidos a biometano em suas operações, com resultados promissores em termos de eficiência e redução de impacto ambiental.
Além disso, a Ambev, líder no setor de bebidas, tem investido em frotas sustentáveis, incluindo caminhões a gás, como parte de seu compromisso com a neutralidade de carbono até 2040. A empresa já utiliza veículos movidos a biometano em suas operações de distribuição, reforçando a tendência de que o gás é uma alternativa viável e eficiente para o transporte de cargas.
Mas a inspiração a esse novo negócio da Gás Verde veio em 2023 ano em que o Grupo L’Oréal no Brasil fechou contrato com a empresa para fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, usados para abastecer 100% da frota de 13 caminhões utilizados para logística que liga a fábrica, em Vila Jaguará, ao Centro de Distribuição Gaia, em Jarinu (SP). Por mês, são feitas, em média, 750 viagens nesse trajeto.
Ao trocar o GNV pelo biometano, a L’Oréal atingiu as metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa na operação dedicada, em comparação a 2021. O projeto também contribui para redução das emissões totais de CO2 da empresa, que tem meta cortar as emissões à metade até 2030.
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Além da Scania, outras fabricantes de caminhões no Brasil também estão investindo em veículos movidos a gás, ampliando as opções para empresas que buscam soluções sustentáveis. A Volvo, por exemplo, oferece caminhões movidos a gás natural em sua linha de produtos, com modelos como o FH LNG e o FM LNG, que combinam alta performance com baixas emissões. A empresa tem destacado o potencial do gás natural veicular (GNV) e do biometano como alternativas viáveis para o transporte de longa distância.
A Mercedes-Benz também está presente nesse mercado com caminhões movidos a gás natural. A empresa tem investido em tecnologias que permitem a utilização de combustíveis renováveis, como o biometano, em seus veículos, alinhando-se às demandas por soluções mais limpas e eficientes.
Já a Iveco, por sua vez, foi a pioneira aqui no Brasil. A fabricante tem se destacado com sua linha de caminhões movidos a gás, como o modelo S-Way NP, que utiliza gás natural comprimido (GNC) e é uma opção popular entre transportadoras que buscam reduzir custos e emissões. Assim como a Scania, a Iveco também tem trabalhado em parceria com produtores de biometano para garantir a disponibilidade do combustível em rotas estratégicas.
O caminhão escolhido pela Gás Verde é o Scania GH 460 6×2 especialmente preparado para andar com biometano. O veículo é equipado com dois cilindros de gás posicionados atrás da cabine, o que aumenta sua autonomia para até 650 km. Com torque de 2.300 Nm (1.000 – 1.300 rpm) e entre-eixos reduzido a 3.600 mm, o caminhão permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40 metros, conhecidos como “carretas 30-pallets”. O motor, projetado especificamente para o gás e utilizando o Ciclo Otto, oferece desempenho e força comparáveis aos motores a diesel, com a vantagem de ser mais silencioso e, sobretudo, emitir muito menos poluentes.