Objetivo da montadora é levar cultura da inovação para fora de suas fábricas
Roberto Hunoff
Foto Scania, Divulgação
Inovação em Movimento é o primeiro programa de inovação aberta da Scania no Brasil. Realizado com consultoria técnica da Innoscience, tem como objetivo aproximar a montadora de empresas jovens e inovadoras e de olho em soluções disruptivas. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de maio por startups de todo o país pelo endereço https://inovacaoemmovimento.scania.com.br/.
Fabricio Babler, diretor de tecnologia da informação, afirma que o programa é chamado para que startups de todo o Brasil se aproximem da Scania. “É uma oportunidade para que essas iniciativas já existentes ou em curso se conectem com uma multinacional e tenham a chance de desenvolverem e testarem seus respectivos projetos, soluções ou tecnologias em conjunto e, quem sabe, se tornar um parceiro ou fornecedor da marca”, explica. Com duração de seis a oito meses, o Inovação em Movimento visa encontrar soluções no ecossistema para resolver desafios propostos pela Scania, transformando-os em oportunidades, além de levar a cultura da inovação para fora das estruturas da empresa.
A Innoscience é uma consultoria de inovação corporativa especializada em projetos de conexão entre grandes empresas e startups. O programa tem como base método desenvolvido pela parceira e publicado na MIT Sloan Review Brasil, revista ligada ao Massachusetts Institute of Technology, meca da tecnologia e da gestão no mundo. “A Scania já possui algumas iniciativas com foco no desenvolvimento de pessoas e na ampliação da cultura da inovação dentro e fora da empresa. Agora, pela primeira vez, estamos abrindo oportunidade para startups e fomos atrás de um modelo que nos ajude a fomentar o mindset de empreendedorismo, agilidade e transformação digital, melhorar os processos, interagir com outros ecossistemas e traçar parcerias externas para que novos projetos de inovação possam prosperar”, destaca Babler.
Os desafios oferecidos pela Scania para as startups se inspirarem e apresentarem suas soluções, nesta primeira edição do “Inovação em Movimento”, são nas áreas de análise de dados para uma melhor previsibilidade de demanda; captação de dados de consumo em tempo real para monitoramento e gerenciamento ambiental; e gestão do fluxo de pedidos. “Serão priorizadas startups em fase de tração e escala, que tenham condição técnica de trabalhar com uma empresa como a Scania. Iremos monitorar os resultados com base no valor de ganho gerado a partir da relação com startups, como crescimento de receita, eficiência e margem, por exemplo”, explica Maximiliano Carlomagno, sócio fundador da Innoscience.
Organizado em seis fases, o programa será lançado com a abertura das inscrições e scouting, quando os desafios são colocados para as startups se inscreverem para sugerirem potenciais soluções. Na sequência, ocorrem a seleção das startups e o pitchday – apresentação das propostas para a escolha. Com a startup selecionada, será feita a imersão na oportunidade e desenho da potencial solução, bem como o seu experimento; aplicação de pilotos, de três a seis meses, para codesenvolver e testar a solução; avaliação de resultados do piloto; e deliberação de encerrar, estender ou escalar.