Base Aérea de Canoas receberá em torno de 6 mil passageiros por semana
Roberto Hunoff
Foto Governo do RS, Divulgação
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou que a partir de segunda-feira (27) o Rio Grande do Sul passará a ser atendido com 134 voos semanais, distribuídos em vários aeroportos do interior e na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O Aeroporto Salgado Filho está inoperante desde o início de maio em razão do alagamento de suas instalações provocado pelas chuvas intensas que atingem todo o estado. A informação mais recente é de que os serviços serão retomados em 7 de agosto.
O ministro recordou que há 10 dias o governo federal anunciou o primeiro plano regional da aviação do Rio Grande do Sul, ampliando a oferta de voos. Na primeira etapa do programa, os aeroportos localizados em Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana recebem 81 voos comerciais semanais.
Costa Filho também explicou sobre a operação montada na Base Aérea de Canoas para receber passageiros no local, com possibilidade de até cinco voos diários. “Lá não havia estrutura para receber voos comerciais. Conversamos com a Agência Nacional de Aviação Civil e com a Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Salgado Filho. Na segunda-feira houve autorização e a Fraport montou um plano de infraestrutura”, afirmou.
As empresas aéreas receberam autorização para vender passagens a partir da terça-feira (21/5). O ParkShopping Canoas, que fica a cerca de 3,4 km da Base Aérea, será usado como ponto de embarque. Passageiros serão recebidos no shopping e direcionados aos procedimentos de embarque antes do deslocamento via terrestre até a Base Aérea, o que leva aproximadamente 10 minutos de carro. O ambiente de recepção dos passageiros já está pronto.
A Latam pretende começar as operações em 27 de maio, enquanto a Azul e a Gol planejam os primeiros voos para 1º de junho. A estimativa é que Canoas receba 35 voos semanais e atenda, no mesmo período, cerca de 6 mil passageiros.