Empresas SIM assinam contrato com a Petrobras para venda do combustível com conteúdo renovável

Roberto Hunoff

Foto Fernanda Cordeiro, Agência Petrobras, Divulgação

As Empresas SIM assinaram contrato para comercializar o novo diesel R5 da Petrobras, com conteúdo renovável. O produto é desenvolvido com tecnologia que utiliza óleo vegetal na composição, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa. A organização, sediada em Flores da Cunha (RS), e proprietária da SIM, Rede de Postos, tem unidades nos três estados da Região Sul.

O contrato, primeiro deste tipo junto a estatal, foi firmado segunda-feira (06/11) em reunião do presidente das Empresas SIM, Neco Argenta, com Claudio Schlosser, diretor executivo de logística, comercialização e mercados da Petrobras. “É uma associação estratégica para levar ao mercado o que há de mais inovador e que sinaliza uma mudança de modelo, em que a sustentabilidade se firma como propósito dos novos negócios, dentro das condutas de ESG”, afirma Argenta.

O R5 é produzido em sistema de coprocessamento de derivados de petróleo (parcela mineral) com matérias-primas renováveis, neste caso o óleo de soja. A proporção na composição é de 95% e 5%, respectivamente. O diesel R5 representa uma evolução na categoria do tipo S10, já utilizado na frota brasileira e que tem a menor quantidade de enxofre e, por isso, emite menor quantidade de poluentes. Com a introdução de óleo vegetal, torna-se uma alternativa de energia ainda menos poluente.

Segundo Schlosser, a estatal é referência no desenvolvimento e comercialização de combustíveis mais sustentáveis. “A Petrobras foi a primeira empresa no Brasil a desenvolver tecnologia própria de coprocessamento de matéria-prima renovável no refino. Investimos na produção porque percebemos as demandas da sociedade e do mercado para produtos mais sustentáveis. A parceria com as Empresas SIM irá expandir ainda mais a comercialização do diesel R”, explicou.

Projetos e iniciativas para a criação e desenvolvimento de novas soluções em combustíveis e serviços que contribuam com a sustentabilidade estão cada vez mais presentes na rotina das Empresas SIM, em suas práticas de ESG. “Temos planos estratégicos voltados ao desenvolvimento de soluções ambientais”, reforça Argenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here