Novo posicionamento traduz a sinergia entre as unidades de negócio com foco em ampliar soluções para o segmento de transporte e logística
Roberto Hunoff
Foto Lucas Dall Agnol, Divulgação
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O processo de consolidação da Randoncorp como multinacional referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade avança mais uma etapa. Em evento realizado na terça-feira (07/11), a companhia apresentou o novo posicionamento de seus serviços financeiros e digitais para público interno, clientes, parceiros e imprensa. A vertical de negócios lançou a marca que passará a agrupar o portfólio de soluções atualmente oferecidas pelas unidades Randon Consórcios, Randon Seguros, Banco Randon, DB, Addiante, Randon Ventures e Conexo.
A Rands (lê-se ‘Rénds’) se coloca para o mercado como um conjunto completo de serviços e soluções financeiras para o segmento de transporte e logística, criando e oferecendo facilidades para que pessoas e negócios prosperem. O modelo de atendimento reforça estratégias de fidelização e amplia os recursos já oferecidos, de forma independente, pelas unidades – e que passam a atuar em ampla sinergia.
A nova fase da vertical, agora sob a marca Rands, inclui um novo aplicativo para a contratação de serviços financeiros como conta digital, crédito consignado, seguros e consórcios. Inicialmente, a ferramenta estará disponível para colaboradores da Randoncorp, mas futuramente, demais pessoas e empresas do segmento de transporte e logística também poderão acessá-lo.
Desde o final do ano passado, movimentos iam ao encontro da nova estratégia da vertical de negócios da Randoncorp, como a criação da Addiante, joint-venture com a Gerdau, especializada na locação e leasing de veículos pesados, e a aquisição majoritária da DB, empresa especializada no desenvolvimento de software e projetos de inovação. Outro exemplo mais recente é a linha de crédito Frete Pós-Pago, lançada este ano e que soluciona as despesas de frete de transportadoras e gestores de frota.
O vice-presidente da Randoncorp e COO da Vertical de Serviços Financeiros e Digitais, Daniel Ely, explica que o movimento fortalece a operação, que busca alcançar maior participação nas receitas da companhia, criando valor para o mercado, para o segmento, para as pessoas e negócios inseridos no mercado-alvo. “Essa nova estruturação resulta de um processo natural e esperado, considerando o desenvolvimento acelerado da própria companhia nos últimos anos. A marca também consolida uma sequência de movimentos direcionados a facilitar a vida das pessoas e a promover a prosperidade de negócios dentro da cadeia de transportes e logística”, destaca.
O executivo afirmou que a vertical, ao longo dos últimos exercícios, tem apurado crescimento médio anual de 45% por meio da diversificação de receita e ampliação de mercados. “Temos como objetivo transformar a oferta de serviços financeiros digitais para os segmentos do transporte e da logística”, reforçou.
O CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho, definiu o momento como especial ao registrar o grande crescimento da corporação na busca da rentabilidade e de um modelo de negócios robusto. Lembrou que, apesar do recuo de 40%, no ano, do segmento de caminhões de ônibus, principal mercado do grupo, a receita obtida até o momento tem se mantido crescente em razão da resiliência das demais operações. “A Rands vai oferecer ao mercado um portfólio completo de soluções financeiras digitais. E não devemos parar por aí, mais novidades estão por vir”, garantiu.
O balanço financeiro do primeiro semestre do ano revela que a nova vertical gerou receita líquida de R$ 336,8 milhões, alta de 54,3% sobre o mesmo período de 2022. A participação na receita total da corporação, na mesma base de comparação, evoluiu dois pontos porcentuais, de 3,8% para 5,8%. Na composição da receita, a atividade bancária contribuiu com 52%, agronegócio com 19%, indústria com 10%, outras atividades com 9,7%, e construção civil e mineração com 8,2%.