Crédito
Fernanda Costa Mueller, Divulgação
Sócios-fundadores da startup que passa a ter a parceria do conglomerado Randon
A Randon Ventures, unidade de investimentos e aceleração de startups das Empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), liderou a rodada de investimento no valor de R$ 1,4 milhão na TruggHub, startup que atua como marketplace de fretes, tendo se especializado no segmento de cargas fracionadas, um nicho ainda pouco atendido pelas novas soluções de logística digital. Esse é o quinto investimento da Randon Ventures desde sua criação em 2020.
A solução trazida pela logtech (como são chamadas as startups de tecnologia em logística) para lidar com as cargas fracionadas é a possibilidade de automatizar o processo de cotações e fazer leilões-relâmpagos (chamados flash-bids), o que propicia o compartilhamento de espaços ociosos em caminhões por preços diferenciados, aproveitando os complementos de carga ou fretes de retorno.
Um dos principais diferenciais da TruggHub é a atuação na chamada performance do frete, ou seja, mediando toda a operação, desde a emissão dos documentos fiscais, averbação de seguros, gerenciamento de risco, coleta e monitoramento do processo de entrega.
Para Alexandre Coelho, CEO da TruggHub, a expectativa é que o investimento e a parceria com a Randon Ventures acelerem significativamente o crescimento da startup.
“Acreditamos que esse movimento vai potencializar a escalabilidade do negócio, tanto pela relevância das operações das Empresas Randon no setor de logística, quanto pela estrutura de apoio a startups”, destaca.
Anteriormente, a Randon Ventures investira nas startups Abbiamo, Grupo Delta, TruckHelp e Soon (conhecida anteriormente como Reboque.me). Em recente parceria com a 4all, também foi anunciada a criação de uma nova companhia para oferecer serviços financeiros digitais por meio do projeto R4.
O modelo de Digital Freight Platform vem sendo amplamente adotado no mundo da logística e grandes players globais, como Uber Freight e Coyote (adquirida pela UPS), lideram esse movimento da logística digital, o qual foi acelerado ainda mais pela pandemia da covid-19. A TruggHub acompanhou esse movimento, crescendo 494% em faturamento nos últimos 12 meses. A operação da startup já movimentou mais de R$ 21 milhões em mercadorias transportadas desde o lançamento do marketplace, em fevereiro de 2020, alcançando a marca de 6.400 ofertas de frete, que receberam mais de 24 mil propostas de transportadoras cadastradas.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Primeiro carro-forte elétrico do mundo é brasileiro
- MATÉRIA ANTERIOR: A importância da logística agrícola